domingo, 31 de julho de 2022


É HORA DE APRENDER 
É hora de aprender visa conduzir o leitor a assuntos considerados polêmicos para uns, incompreensíveis para outros, e que no final, trás luz para todos. O melhor de tudo isto, é que nos conduz ao conhecimento de Deus e, “o povo que conhece o seu Deus se tornará forte e ativo”; outra versão conclui a frase, dizendo: “se esforçará e fará proezas” (Daniel 11.32-b).
De questionamentos pode nascer a luz. Verifiquemos, pois, alguns textos bíblicos:

01 - Comparando Mateus 12.1 com Êxodo 35.3 e Números 15.32-36, não parece que Jesus consentiu que seus discípulos quebrassem o sábado?

Primeiro confiramos Êxodo 35.3 que diz: “Não acenderás fogo em nenhuma das vossas moradas no dia de sábado”. A desobediência a esse mandamento levaria à morte; é o que trata o texto seguinte do questionamento.

O que lemos em Mateus 12.1? “Naquele tempo, passou Jesus pelas searas, em um dia de sábado; e os seus discípulos, tendo fome, começaram a colher espigas e a comer”.
A pergunta é: Não parece que Jesus consentiu que seus discípulos quebrassem o sábado? Parece e consentiu, sim; todavia, o cristão guarda o domingo, não porque ao judeu foi mandado guardar o sábado, mas por ser o dia da ressurreição de Cristo. 

Não há porque contender sobre este assunto, porque Jesus se declarou como aquele que veio cumprir a lei; e a cumpriu, sim! Ele mesmo disse: “Não penseis que vim revogar (ou destruir) a lei ou os profetas; não vim ab-rogar, mas cumprir” (Mateus 5.17). 

Exclua-se a Jesus, e não encontraremos quem tenha cumprido integralmente, a lei. Há pretensos cumpridores da lei, que esbarram numa série de impossibilidade de fazê-lo, mas obscurecem essa verdade.
02 - Não temos todos, tanto justos como injustos, espíritos imortais? Como está escrito que só Jesus tem a imortalidade? 

Confiramos o texto na íntegra: “Aquele que tem, Ele só, a imortalidade e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver; ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém!” (I Timóteo 6.16).

Em I Coríntios 15.53, lemos: “Porque convém que isto [...] que é mortal se revista de imortalidade”. Ora, enquanto humanos, não temos a imortalidade, obviamente; todavia, seremos revestidos da imortalidade, porque “a lei do Espírito de vida, nos livrou da lei do pecado e da morte”. Portanto, em Jesus Cristo temos a vida eterna. Amém!

Texto do saudoso pastor José Lúcio Ribeiro Filho




Nenhum comentário:

Postar um comentário