segunda-feira, 5 de agosto de 2019

DICA DE SAÚDE DA SEMANA

O QUE É CONDILOMA ACUMINADO?


O Papilomavírus humano (HPV - sigla em inglês) consiste em um vírus que afeta a pele e/ou mucosas (oral, genital e anal), levando ao aparecimento de verrugas e até ao câncer, dependendo do tipo do vírus. O HPV é uma IST (infecção sexualmente transmissível), ou seja, a transmissão ocorre por meio do contato direto com a pele ou mucosa infectada, isso inclui contato oral/genital, genital/genital ou manual/genital; sendo assim pode ser transmitido mesmo sem penetração vaginal ou anal. 

Além disso, pode haver transmissão durante o parto. É muito comum as pessoas não apresentarem sinais ou sintomas, sendo portadoras do vírus, sem saber, e podendo transmiti-lo. Existem casos que o HPV pode ficar latente de meses a anos e não manifestar sinais visíveis a olho nu. Com o tempo, pode ocorrer a multiplicação do vírus pela redução da resistência do organismo, provocando o aparecimento de lesões. A maior parte das mulheres infectadas apresenta uma resolução espontânea aproximadamente em até 2 anos. 

As manifestações dessa infecção podem começar a aparecer entre dois e oito meses, mas em alguns casos podem levar até 20 anos para surgir. São mais comuns aparecerem em indivíduos com baixa imunidade e em gestantes. As lesões clínicas são apresentadas como verrugas nos genitais e no ânus (condilomas acuminados), popularmente conhecidos como crista de galo ou figueira; elas podem ser múltiplas ou únicas, os tamanhos podem variar e podem ser papulosas ou achatadas. Normalmente não apresentam sintomas, entretanto pode haver prurido (coceira) no local. 

Essas verrugas geralmente são causadas por tipos de HPV não cancerígenos. Já as lesões subclínicas, aquelas não visíveis a olho nu, podem se apresentar nos mesmos locais das lesões clínicas e não apresentam sintomas. Podem ser causadas por tipos do vírus de baixo e alto risco para o desenvolvimento do câncer. Podem atingir a vulva, a vagina, o colo uterino, a região perianal, o ânus, o pênis, a bolsa escrotal e até a região pubiana. Em casos bem menos frequentes podem se apresentar em regiões como as conjuntivas e as mucosas nasal, oral e laríngea. 

Crianças infectadas durante o parto podem apresentar lesões verrucosas na laringe e cordas vocais, conhecida como Papilomatose Respiratória Recorrente. A vacina contra o HPV é a maneira mais eficaz de se prevenir dessa infecção; ela é distribuída pelo SUS, gratuitamente e é indicada para meninas entre 9 e 14 anos e meninos entre 11 e 14 anos, pessoas portadoras do HIV entre 9 e 26 anos e pessoas transplantadas entre 9 e 26 anos. É importante lembrar que a vacina é uma forma de prevenção e não um tratamento, portanto não é eficaz contra infecções ou lesões já existentes. O exame Papanicolau é o exame preventivo mais indicado para identificar lesões precursoras do câncer de colo uterino; auxilia na identificação de células anormais do colo do útero que podem ser tratadas precocemente. 

O uso do preservativo (camisinha) durante as relações sexuais é outra maneira importante de prevenção da maioria das IST's, mas não impede completamente a infecção pelo HPV. O diagnóstico do HPV pode ser dado por meio do exame clínico urológico, ginecológico ou dermatológico, como também pode ser por meio de exames laboratoriais (citopatologia, colposcopia, peniscopia e anuscopia) ou por biópsias e histopatologia com a finalidade de diferenciar lesões benignas e malignas. 

O tratamento das verrugas objetiva destruí-las. O tratamento deve ser individualizado e pode ser químico, cirúrgico ou estimulador de imunidade. Pode ser ambulatorial ou domiciliar conforme indicação médica. O tratamento das verrugas não elimina o vírus, portanto elas podem reaparecer. Dessa forma, as pessoas infectadas e seus parceiros devem retornar ao serviço de saúde para acompanhamento, evitando o aparecimento de novas lesões. 

Enfermeira Rebeca Revorêdo Sinedino




Nenhum comentário:

Postar um comentário