domingo, 5 de maio de 2019

O FUNDAMENTO DA FÉ 

Espere! A fé tem fundamento? Sim! O que entendemos por fundamento? É a base, principal sustentáculo do “Edifício”. O fundamento da fé, não pode ser diferente. Ora, sendo “a fé a certeza de coisas que se espera, e a convicção de fatos que se não veem”, nos foi dado a conhecer a dimensão exata do seu valor, pelo Seu Sábio Arquiteto, Jesus Cristo: “Qualquer que vem a mim, e ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante. É semelhante ao homem que edificou uma casa [...] e pôs alicerce sobre a rocha [...]” (Lucas 6.47-48).


Apesar de abstrata, a fé é algo real; está bem fundamentada. Qual é, pois, o seu fundamento? Há diversidade de conceitos sobre a fé, mas o seu verdadeiro significado, é de origem divina. 
Está escrito que o fundamento da fé é Jesus Cristo: “Porque ninguém pode pôr outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo” (I Coríntios 3.11). O fundamento da fé não é mera declaração humana, e não poderia ser. Está acompanhada de uma informação preciosa: “Se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, a obra de cada um se manifestará; na verdade, o Dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um” (I Coríntios 3.12-13).

Há de se lamentar, ver-se tanta gente adulterando a Palavra de Deus, a despeito da declaração do Espírito Santo dada acima; não faz mal repeti-la: “Ninguém pode pôr outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus cristo”. 

Os discípulos de Cristo são “Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra de esquina, no qual todo o edifício (a igreja) bem ajustado cresce para templo santo no Senhor, no qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus no Espírito” (Efésios 2.20-22). 

Jesus Cristo é, pois, o fundamento da nossa fé. Convém transcrever-vos: “Não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, [...] e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus” (I Coríntios 6.19-20). Crê em Jesus como diz a Escritura (João 7.38) basta!


Texto do pastor José Lúcio Ribeiro Filho




Nenhum comentário:

Postar um comentário