quarta-feira, 25 de outubro de 2017

O SOFRIMENTO A SERVIÇO DO ENSINO 



Há situações em que o sofrimento do homem está sempre ao seu serviço. Ora, sofrimento é o *Ato ou efeito de sofrer. Quem sofre suporta; tolera; padece com paciência. Isto está em alinhamento à palavra amor, em I Coríntios 13.4.8, onde lemos: “[...] O amor é paciente, [...] tudo sofre, [...] tudo suporta [...]”.

Sobre isto, alguém escreveu: ** “Um homem pode realizar grandes feitos e deter uma enorme quantidade de conhecimentos, e ainda assim, não ter nenhuma compreensão de si mesmo. Mas o sofrimento faz um homem olhar para dentro de si. Se isso acontecer, então lá, dentro de si, está o começo de sua aprendizagem”. O Senhor Jesus preveniu aos discípulos: “No mundo tereis aflições, mas tende bom animo, eu venci o mundo” (João 16.33).

Para a igreja de Jesus, o sofrimento é combustível que impulsiona a edificação e crescimento espiritual. O apóstolo, divinamente inspirado escreveu: 
“Amados, não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós, destinado a provar-vos, como se alguma coisa extraordinária vos estivesse acontecendo; pelo contrário, alegrai-vos na medida em que sois co-participantes dos sofrimentos de Cristo, para que também, na revelação da sua glória, vos alegreis exultando” (I Pedro 4.12-13).

O que entendemos por “fogo ardente”? Certamente, são os sofrimentos a que os cristãos foram submetidos, em todos os tempos. Mas Pedro diz: 

 Se, pelo nome de Cristo, sois injuriados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus. Não sofra, porém, nenhum de vós como assassino, ou ladrão, ou malfeitor, ou como quem se intromete em negócios de outrem; mas, se sofrer como cristão, não se envergonhe disso; antes, glorifique a Deus com esse nome. Porque a ocasião de começar o juízo pela casa de Deus é chegado; ora, se primeiro vem por nós, qual será o fim daqueles que não obedecem ao evangelho de Deus? (I Pedro 4.14-17).

E diz mais: “E, se é com dificuldade que o justo é salvo, onde vai comparecer o ímpio, sim, o pecador? Por isso, os que sofrem segundo a vontade de Deus encomendem a sua alma ao fiel Criador, na prática do bem” (I Pedro 4.18-19). Amém!


Texto do pastor José Lúcio Ribeiro Filho



Nenhum comentário:

Postar um comentário