segunda-feira, 27 de maio de 2019

DICA DE SAÚDE DA SEMANA

ENTENDA AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE A CAXUMBA E A MENINGITE




A caxumba é caracterizada por uma infecção viral que atinge um dos três pares de glândulas produtoras da saliva, as glândulas parótidas.; podendo acometer apenas uma delas ou ambas. Essas glândulas ficam localizadas entre as orelhas, à frente delas. 

A doença afeta mais comumente as crianças. Suas complicações são bem raras, ocorrendo normalmente quando a pessoa contrai a doença na vida adulta. Não existe um tratamento específico, sendo assim, é de suma importância prevenir o aparecimento por meio da vacinação. 

Os sintomas que podem estar presentes geralmente são: febre, cefaleia (dor de cabeça), inchaço nas glândulas - também conhecido como paroditite, falta de apetite, sonolência, fraqueza e até mesmo dor ao mastigar e engolir. Já a meningite consiste em uma inflamação das meninges (membranas que envolvem o cérebro). A maior parte dos casos é causada por vírus e bactérias, entretanto também pode ser transmitida por fungos. Há vários tipos de meningite e seus sintomas variam de acordo com cada caso. 

A meningite também pode ser desencadeada por quadros de alergias a medicamentos, inflamações e alguns tipos de câncer. Os sinais da meningite, quando são manifestados, podem surgir de algumas horas até dois dias depois da infecção. Os sintomas podem ser confundidos com os da gripe: cefaleia, febre, falta de apetite, sonolência, náuseas e vômitos, dificuldade de concentração, confusão mental, convulsões, fotossensibilidade, pescoço rígido, rachaduras e presença de manchas vermelhas na pele. 

Por fim, a caxumba raramente leva à complicações e não tem um tratamento específico, apenas o repouso e a espera e pode ser prevenida pela vacina, enquanto a meningite deve ser tratada com muito cuidado e atenção, pois é algo mais grave que pode levar o paciente à morte. 

Enfermeira Rebeca Revorêdo Sinedino



Nenhum comentário:

Postar um comentário