quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

DESVIO DE ADORAÇÃO - ILICITUDE 

O desvio de adoração significa adorar a quem não é Deus. Leva à ilicitude. As advertências divinas põem a todos em alerta: “Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor, às imagens de escultura” (Isaías 42.8).


Assim nos diz a Escritura: Recebemos a graça [...] para obediência da fé entre todas as gentes [...] também fomos chamados para sermos de Jesus Cristo, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Estejamos, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou e não tornemos a meter-nos debaixo do jugo da servidão (Romanos 1.5-6 e 8.21; Gálatas 5.1). 

Eis o que mete alguém debaixo do jugo da servidão: A idolatria.
A idolatria é um sistema de adoração proibida por Deus, porque desvia o louvor, a adoração e a devoção atribuída somente ao SENHOR, para simulacros mudos, feitos pelo homem. Diz o profeta: “Ajoelhar-me-ia eu ao que saiu de uma árvore”? (Isaías 44.19).

Deus recrudesce a proibição à idolatria, dizendo: “Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança do que há em cima nos céus, [...] porque eu, o SENHOR, teu Deus, sou Deus zeloso, [...]” (Êxodo 20.3-4).

Ao homem é proibido:
1-Prestar culto à imagem e prostrar-se perante ídolo (Deuteronômio 5.9; Atos 7.41)
2-Adorar deuses estranhos (Deuteronômio 30.17-18).
3-Servir a outros deuses. Ora, alguém já adora e serve (Jeremias 5.19, 20-30).
4-Prestar cultos aos anjos; (Colossenses 2.18).
5-Prestar cultos aos mortos; (Salmo 106.28).
6-Adorar os demônios. Jesus expulsou o maioral deles (Mateus 4.10).

Saiba que adorar ou venerar ou qualquer outro sacrifício a imagens é ofensa a Deus, e mais: (a) - é abominação aos olhos de Deus (Deuteronômio 7.25); e (b) - é vaidade (Jeremias 10.3). Eis as consequências anunciadas para os idólatras: (a) - Se esquecem de Deus (Jeremias 18.15); (b) - profanam o nome de Deus (Ezequiel 20.39); (c) - Provocam a ira de Deus (Deuteronômio 31.20); e (d) - Ficam loucos (Isaías 57.5). 

Eis o castigo para os idólatras: (a) - são castigados pela morte (Deuteronômio 17.3, 5); e (b) - Não entrarão nos céus: “Porque bem sabeis que nenhum [...] avarento, o qual é a idólatra, tem herança no Reino de Cristo e de Deus” (Efésios 5.5; I Coríntios 6.9-10; Apocalipse 22.15). A proibição é para quem é de Deus. Você é?

Texto do saudoso pastor José Lúcio Ribeiro Filho



Nenhum comentário:

Postar um comentário