segunda-feira, 12 de novembro de 2018

DICA DE SAÚDE DA SEMANA

VOCÊ SABE O QUE É MORTE CEREBRAL?


Também conhecida como morte encefálica, acontece quando não existe mais atividade no cérebro, constituindo-se como algo irreversível. Essa atividade pode ser elétrica que são os impulsos entre os neurônios, metabólica  ou circulatória quando está associada ao uso do oxigênio, da glicose e de nutrientes pelas células do cérebro. A morte encefálica classifica o fim da vida, ainda que o coração e os pulmões estejam em funcionamento por meio de aparelhos e medicações específicas. Quando o cérebro não está mais em funcionamento, a medula espinal ainda é capaz de realizar determinadas funções (entra em ação o sistema nervoso autônomo); funcionando de uma forma inconsciente, isso pode fazer com que o corpo apresente reflexos, mesmo que poucos, assim como o funcionamento de alguns órgãos.

Quando um paciente está internado e em estado comatoso (coma) que já não reage mais a estímulos, o médico pode suspeitar de morte encefálica. O diagnóstico deve ser realizado seguindo uma lista de critérios que são determinados pela Academia Brasileira de Neurologia, baseada em protocolos internacionais e normalmente é dado por dois médicos, não necessariamente neurologistas, em um intervalo de tempo que pode variar de 6 a 24 horas ou até 48 horas no caso de crianças. Alguns exames clínicos que fazem parte dos testes para confirmação do diagnóstico são: reflexo da pupila, da córnea, teste oculomotor, estímulo doloroso, reflexo da tosse e teste de apneia. Se o paciente não apresentar reação a nenhum dos testes realizados, ainda assim é necessário comprovar a inatividade do cérebro com pelo menos um destes exames: doppler transcraniano (observa a pulsão de sangue pelas artérias), arteriografia digital (avalia artérias cerebrais) e eletroencefalograma (avalia impulsos elétricos).

É importante lembrar que um coma pode evoluir para uma morte encefálica, entretanto são quadros distintos. Um coma pode ser um quadro onde há rebaixamento do nível de consciência, por diversos fatores, podendo ser intercalado com períodos de despertar, chamado de coma superficial.

No coma profundo, os períodos de rebaixamento de consciência são mais longos, mas ainda existe atividade cerebral e o paciente pode até mesmo perceber os estímulos. Já na morte cerebral, o cérebro não apresenta mais nenhuma atividade. Geralmente as mortes encefálicas evoluem dos comas profundos que são causados por algumas condições agudas de saúde, como tumores cerebrais, acidentes vasculares cerebrais, traumas cranianos, infecções, infartos, comas alcoólicos e até mesmo hemorragias cerebrais.
Após a morte ser comunicada à família do paciente, os parentes devem sinalizar ao hospital se a pessoa é doadora de órgãos; caso seja, as máquinas são mantidas ligadas tempo o suficiente para a remoção dos órgãos que serão doados e após isso, são desligadas.

Enfermeira Rebeca Revorêdo Sinedino



Nenhum comentário:

Postar um comentário