segunda-feira, 26 de novembro de 2018

DICA DE SAÚDE DA SEMANA

O QUE É COLECTOMIA?
 

O intestino grosso é um órgão em formato de tubo (cólons) que se localiza no final do sistema digestório. A colectomia consiste em um procedimento cirúrgico onde há a remoção, que pode ser parcial ou total, do cólon. Além do cólon, podem ser removidos também os gânglios linfáticos que estão nas proximidades. 
 
Quando ocorre a remoção apenas de uma parte do cólon, chamamos de hemicolectomia ou colectomia parcial. Quando é preciso remover todo o cólon, o procedimento é chamado de colectomia total. Em muitos casos de câncer de cólon não é preciso a remoção total para o tratamento. As cirurgias de colectomia normalmente precisam de outras cirurgias para unir as partes do sistema digestório, permitindo que o paciente consiga defecar. A colectomia serve para o tratamento e a prevenção de algumas doenças que atingem o cólon, como obstrução intestinal, câncer de cólon, sangramentos que não são controlados, diverticulite, retocolite ulcerativa e como cirurgia preventiva. 
 
O médico é a pessoa indicada para dizer a melhor opção para tratamento de acordo com o paciente e a sua condição de saúde. Os efeitos colaterais dessa cirurgia variam de acordo com diversos fatores, como o estado geral de saúde do paciente antes do procedimento e a extensão cirúrgica. As complicações que podem ocorrer são infecções, coágulos sanguíneos nos membros inferiores e sangramento pós-cirúrgico. Alguns pacientes precisam de uma colostomia (procedimento de exteriorização do intestino grosso pela parede do abdome para eliminação de gases e fezes) ou ileostomia (procedimento de exteriorização do íleo pela parede do abdome formando um novo trajeto e uma abertura para a saída das fezes). 
 
Esses procedimentos podem ser temporários ou permanentes e alteram o estilo de vida do paciente até que ele se ajuste às mudanças. Dias antes do procedimento cirúrgico o médico pode pedir para o paciente parar de tomar alguns medicamentos que possam aumentar os riscos de complicações, solicitar jejum e passar instruções e cuidados para limpeza do cólon. É válido lembrar que nem todas as cirurgias de colectomia passam por essa preparação, pois há casos de emergência devido à obstrução intestinal ou perfuração intestinal. 
 
O paciente pode passar alguns dias internado após o procedimento, de acordo com cada caso. O procedimento é realizado após uma anestesia  geral, garantindo que o paciente esteja desacordado. O tempo de cirurgia depende do tamanho da porção do cólon a ser removida e se será necessário algum outro procedimento associado. O paciente fica um tempo ainda no hospital para permitir que seu sistema digestório se cure, além disso, a equipe o acompanha para a identificação se sinais de complicação cirúrgica.
 
 Enfermeira Rebeca Revorêdo Sinedino
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário