segunda-feira, 6 de agosto de 2018

DICA DE SAÚDE DA SEMANA

VOCÊ SABE O QUE É PSEUDOCIESE?​


Popularmente conhecida como gravidez psicológica ou falsa gravidez, a pseudociese consiste em uma síndrome na qual a mulher que não está grávida, acredita que está à espera de um bebê, passando assim a apresentar sintomas de uma gestação, até mesmo deixando de menstruar e apresentando aumento do volume abdominal. O organismo também passa a produzir os hormônios estrógeno e prolactina (típicos do período gestacional). 

Entretanto, não há fecundação do óvulo pelo espermatozoide, consequentemente não há embrião ou saco embrionário no útero. Pesquisas mostram que essa síndrome ocorre em 1 a cada 20 a 25 mil gestações. A gravidez psicológica é um distúrbio psicológico e não deve-se confundir com fingimento. 

Nesse caso, a mulher realmente acredita que está grávida. Esse problema pode ocorrer proveniente de estímulos do sistema neuroendócrino por fatores psicológicos, causados pela ansiedade, estresse, pressão social e/ou familiar, que desregulam a produção hormonal, provocando o aparecimento dos sintomas como os da gravidez. Normalmente a pseudociese é desencadeada por problemas emocionais e psicológicos. Alguns gatilhos para seu aparecimento são: pressão familiar e da sociedade, agentes estressores, baixa autoestima, muita vontade de engravidar, abortos espontâneos,  medo de abandono no relacionamento, depressão, abuso sexual na infância, infertilidade, dentre outros. 

Os sintomas são os mesmos de uma gestação, como ausência da menstruação, enjoos, aumento do volume abdominal, aumento dos seios, produção de leite, ganho de peso. Algumas mulheres passam a sentir até movimentos fetais e chegam ao pronto-socorro com sintomas de trabalho de parto. Entretanto, tanto os exames de sangue (beta HCG) quanto o exame de farmácia dão negativo, uma vez que esse hormônio é produzido pelas células da placenta. Mesmo assim, algumas mulheres ainda acreditam que estão grávidas. Em casos como esses, é realizada a ultrassonografia para mostrar o útero vazio e a ausência dos batimentos cardíacos do feto. 

É bem difícil para a mulher entender que realmente não está grávida e que aquilo foi criado em sua cabeça; por isso não há um tratamento específico para a pseudociese. Contudo, é importante que a paciente passe por um tratamento psicológico para aceitar e conseguir superar todo o ocorrido. Mulheres que passaram por esse problema têm chances maiores de desenvolver doenças psiquiátricas. Não se pode prever mulheres que apresentarão uma gravidez psicológica, mas um cuidado com a saúde e equilíbrio mental e emocional auxiliam a evitar que chegue a um quadro como esse. 

Enfermeira Rebeca Revorêdo Sinedino



Nenhum comentário:

Postar um comentário