segunda-feira, 27 de agosto de 2018

DICA DE SAÚDE DA SEMANA

VOCÊ JÁ FEZ UM ECOCARDIOGRAMA?


Também chamado de ecografia, o ecocardiograma consiste em um exame feito por um aparelho de ultrassonografia que serve para avaliar o funcionamento cardíaco através das características do coração, como a espessura do músculo, tamanho, forma das válvulas e fluxo sanguíneo. 

O dispositivo tem a capacidade de captar ondas sonoras emitidas pelo coração, sendo assim, esses ecos são convertidos em imagens que aparecem em um monitor; dessa forma o médico consegue analisar todas as características do coração do paciente. Esse exame é indicado para pessoas com ou sem sintomas e para portadores de doenças cardiovasculares crônicas (diabetes e hipertensão). 

Além de avaliar a função cardíaca, serve para análise do débito cardíaco (quantidade de sangue que é bombeada pelo coração em um minuto), avaliação de sintomas como cansaço excessivo e falta de ar, alterações na membrana que reveste o coração, investigação de massas e tumores, além de doenças como trombos, aneurisma, sopro, dentre outras. É importante saber que o ecocardiograma fetal pode mostrar alguma doença cardíaca congênita. Não há contraindicação para que esse exame seja realizado, inclusive pode ser feito em crianças e bebês. Também não há contraindicação para realização do exame em gestantes.

Esse exame é subdividido em alguns tipos. São eles: ecocardiograma transtorácico (o mais utilizado), ecocardiograma fetal (feito no período gestacional para avaliação do coração do bebê), ecocardiograma com doppler (muito útil nas valvulopatias - doenças de válvulas) e o ecocardiograma transesofágico (avaliação da região do esôfago). O ecocardiograma geralmente é realizado no consultório do cardiologista ou em uma clínica de exames de imagem. 

É um exame simples e rápido que dura cerca de 15 a 20 minutos. O paciente deita na maca em decúbito dorsal (barriga para cima) ou em decúbito lateral esquerdo. A roupa de cima deve ser retirada e o médico passa um pouco de gel sobre a região do caração para poder deslizar o equipamento. 

Durante a realização do exame, o médico pode solicitar ao paciente que mude de posição ou que realize alguns movimentos respiratórios específicos. Geralmente não se faz necessário nenhuma preparação especial para a realização do exame, entretanto nos casos de ecocardiograma transesofágico é preciso de um período de jejum prolongado entre 3 e 6 horas antes do exame. Também é importante a remoção de próteses dentárias. O eco transesofágico é feito sob anestesia, dessa forma o paciente deve levar um acompanhante e não sair dirigindo sozinho após o exame. 

Enfermeira Rebeca Revorêdo Sinedino



Nenhum comentário:

Postar um comentário