segunda-feira, 26 de março de 2018

DICA DE SAÚDE DA SEMANA

O QUE É DIVERTICULITE?


A diverticulite é uma doença caracterizada por uma inflamação intestinal. Divertículos são pequenas "bolsas" ou orifícios (inflamados ou infectados) que podem se formar na parede do cólon; o que geralmente ocorre em pessoas com mais de 60 anos. Diversos pacientes podem ter divertículos e não apresentar nenhum sintoma; entretanto eles podem infeccionar levando ao quadro da diverticulite. Os divertículos podem surgir em qualquer parte do trato digestório (esôfago, estômago, intestino delgado), contudo são mais comuns no intestino grosso. Um divertículo tem aproximadamente 0,5 e 1 cm. Costuma aparecer em regiões da musculatura colônica onde há presença de vasos sanguíneos. 

Estudos revelam que os divertículos podem se dar devido à uma dieta pobre em fibras. Por causa disso, há presença de constipação e fezes ressecadas, o que levam ao esforço anormal na hora da evacuação; o que consequentemente aumenta a pressão no cólon, provocando a formação dos divertículos. A diverticulite se dá pelos pequenos pedaços de fezes que ficam presos nos divertículos, levando assim à infecção ou inflamação.

Os principais fatores que contribuem para o desenvolvimento dessa doença são: enfraquecimento da musculatura intestinal, dieta pobre em fibras, sedentarismo, obesidade, tabagismo e a idade avançada. Cerca de 30% das pessoas acima dos 60 anos e mais de 60% das pessoas acima dos 80 anos, apresentam divertículos. Pessoas que apresentam divertículos sem a presença da inflamação, normalmente não apresentam sintomas, entretanto podem se sentir inchadas, além de ter cólicas no baixo ventre. Os sintomas da diverticulite se apresentam de forma mais súbita e brusca, são eles: inchaço ou gases, dores fortes na parte inferior do abdome, alterações do ritmo intestinal, febre e calafrios, sensibilidade abdominal, náuseas ou vômitos e diminuição do apetite. 

Muitas vezes, a diverticulite é chamada de "apendicite do lado esquerdo", pois os sintomas podem ser semelhantes. Uma complicação da diverticulite é a perfuração de um divertículo inflamado que leva ao contato das fezes com a cavidade peritoneal, provocando assim, a peritonite. Outra complicação é a formação de abscessos dentro do divertículo, levando à rotura. Muitos divertículos se formam próximo às áreas ricas em vasos sanguíneos, favorecendo a lesão e surgimento de sangramentos intestinais, manifestando-se na presença de sangue nas fezes. 

Normalmente, os divertículos podem ser diagnosticados durante os exames de rotina, no entanto, a diverticulite geralmente é identificada após uma crise de dor abdominal. O tratamento depende da intensidade e da gravidade dos sintomas. Há pessoas que precisam ser internadas no hospital (quando ocorrem complicações relacionadas), mas algumas podem ser tratadas em casa mesmo, conforme às orientações médicas. Existem casos que necessitam de procedimento cirúrgico. Somente o médico poderá indicar o melhor tratamento para cada caso. 

Enfermeira Rebeca Revorêdo Sinedino




Nenhum comentário:

Postar um comentário