quarta-feira, 1 de junho de 2016

O amigo impulsivo! - Apóstolo Pedro



Onde está? Lucas 5.1-11 e Mateus 14.22-33

Pedro nasceu em Betsaida, Palestina, foi chamado para ser discípulo com cerca de 30 anos, morreu em Roma aos 67 anos, numa cruz de cabeça para baixo, segundo a tradição. O nome original de Pedro na verdade era Simão, Jesus então mudou seu nome, como fez com muitos dos seus outros discípulos, Simão passaria a se chamar; Pedro, que quer dizer “Pedra”. Sabemos que Pedro foi um dos discípulos a quem mais negou Jesus (Ex: Mateus 26:34), não só negou, como também feriu um homem na presença de Jesus (João 18.10). Pedro é um bom exemplo de mudança de caráter, de como Jesus age na vida dos seus.  Ele era pescador, e foi em um dia de pesca que Jesus o chamou para pescar homens.

Desenvolvimento

Certa vez Jesus estava passando pelo lago de Genesaré, e viu a Pedro, ele passou a noite toda no mar, mas não conseguiu pescar nenhum peixe! Jesus o viu, e mandou-o novamente para o mar , Pedro, antes de conhecer a Jesus não era um homem de muita fé, veja que antes de obedecer a Jesus ele disse: “Mestre, nos esforçamos a noite toda e não pegamos nada...” Lucas 5.5. Jesus com toda a certeza sabia que Pedro e os demais não haviam pescado nada, mas quis mostrar para eles que Ele era o Filho de Deus, e que podia todas as coisas. Jesus sabia que não seria fácil lidar com a personalidade que estava enraizada em Pedro, isto por que o mesmo era muito impulsivo. Da palavra “impulsivo” temos vários sinônimos, veja alguns deles:  impaciente, irrefletido, repentino, impetuoso, precipitado, imprudente, , insensato, incontido, com toda a certeza Pedro não era uma pessoa calma. Pedro no decorrer de seu relacionamento com Jesus aprendeu a amar, ser paciente, refletir antes de tomar alguma decisão. Jesus Cristo, veio ao mundo para morrer por  nossos pecados, mesmos nós não merecendo tal honra, mas Ele também veio para obter um relacionamento com cada um de nós, ele sabe o momento certo de agir, de falar, de reagir a nosso respeito. Ele é muito mais do que o Filho de Deus, Ele é aquele que além de ter dado sua vida por nós, veio para morar em nossos corações, fazendo morada, mudando, restaurando, transformandocorações.
Segundo a tradição, Pedro antes de sua morte disse (por que iriam colocá-lo numa cruz de cabeça para cima): “Não é correto que eu morra da mesma maneira do meu Senhor” e ele pediu para colocá-lo de cabeça para baixo.  Pedro foi um testemunho impactante na vida das pessoas, que após a morte de Cristo, através dEle viram que Jesus era o Cristo. Certa vez Pedro batizou três mil almas! Atos dos Apóstolos 2.38-41
Conclusão

A vida de Pedro depois que Jesus passou por ela mudou radicalmente. Pedro agora era pescador de homens, e para pescar homens é preciso de fato amar, ter paciência, ter cuidado, zelo e perseverança. Aprendemos com Pedro que Jesus pode mudar qualquer pessoa, seja ela de qualquer personalidade, só basta a mesma querer andar com Jesus, e todas as coisas cooperam para o bem daqueles que O ama.


Significados



Impulsivo: reage sob o impulso do momento, de maneira irrefletida.Grego: parormitikós

Pescador: aquele que tem por profissão a pesca. Grego: psarás

Impaciente: que não se conforma em esperar. Grego: anypómonos



Perguntas



Como era o nome de Pedro antes?
Qual era o temperamento de Pedro?
Qual a idade que provavelmente Pedro morreu?
Onde provavelmente Pedro morreu?
Qual é o significado do nome de Pedro?
Onde Jesus o achou pela primeira vez?


Estudo feito por Kátia Pereira, proprietária do Blog Evangélico, lecionado pela mesma na EBD, no dia 24 de janeiro de 2016.


Fonte: http://evangelico.blogspot.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário