domingo, 6 de dezembro de 2015

5 estratégias para acordar no horário





Muitos de nós travamos lutas homéricas não apenas para acordar, mas também para levantar, para sair da cama - o que, venhamos,  não é a forma mais encorajadora de começar o dia. Felizmente, é possível desenvolver hábitos que tornam a rotina de acordar menos chata e difícil. Veja abaixo cinco dicas:
1. Desenvolver uma rotina noturna
Antes de fazer qualquer coisa, certifique-se de que você está indo para a cama cedo o suficiente para obter a quantidade de sono que precisa. Para a maioria das pessoas, o sono ideal é de aproximadamente 8 horas. Para quem tem insônia, desenvolver uma rotina regular para poder adormecer e permanecer dormindo é mais importante ainda. Experimente, por exemplo, tomar um banho ou uma ducha quente em um banheiro com pouca luz, escrever uma lista de coisas a fazer no dia seguinte ou rezar ou meditar até que você comece a se sentir sonolento.
Também é importante manter a mesma hora para dormir e despertar, mesmo nos dias de folga. Isso permite que o relógio interno do corpo mantenha um ritmo regular, tornando mais fácil a hora de acordar. Se a sua hora de despertar muda constantemente, seu corpo vai se sentir como se estivesse em um estado constante de jet lag.
2. Desligue todos os aparelhos eletrônicos
Desligue sua televisão, computadores, laptops, tablets e smartphones de 30 minutos a uma hora antes de ir para a cama. A luz brilhante destes dispositivos reduz a quantidade de melatonina que produzimos, tornando mais difícil o adormecer e a manutenção do sono.
Como regra geral, use o quarto somente para dormir ou para namorar.
3. Não abuse das sonecas
Quando o despertador tocar, bata no alarme para adiá-lo e estender a soneca apenas uma vez. Depois de apertar o botão snooze, ligue uma lâmpada de cabeceira. Antes de sair da cama, tente fazer alguns alongamentos leves para a região lombar, até o seu alarme apagar de novo. Quando soar novamente, levante-se.
4. Preste atenção à temperatura
Se você tem um ar-condicionado com termostato programável, configure-o para que a sala fique mais quente 30 minutos antes do alarme tocar. Aprofundamos o sono quando a temperatura baixa e acordamos quando a nossa temperatura interna sobe.
5. Deixe a luz entrar
Depois de sair da cama, exponha-se à luz o quanto antes. Se há sol, deixou-o entrar pela janela. Se estiver nublado, ligue luzes ou compre uma caixa de luz de terapia pequena para simular a luz do sol. A luz aumenta o estado de alerta e melhora o humor.
Fonte: http://www.ivie.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário