segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

DICA DE SAÚDE DA SEMANA


VOCÊ SABE O QUE É TSH?


TSH é uma sigla para o hormônio estimulante da tireoide. Esse hormônio é produzido pela hipófise e tem função de estimular a tireoide a produzir os hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), que auxiliam no metabolismo corporal. 

Nos momentos em que o corpo produz quantidades insuficientes desses hormônios, o cérebro percebe a necessidade de aumentar a secreção do TSH para assim, haver o estímulo da tireoide e posterior produção dos hormônios. 

O exame laboratorial que avalia o TSH, verifica se há problemas na glândula tireoide, podendo ser realizado juntamente com os hormônios T3 e T4. Esse exame avalia sintomas comuns do hipotireoidismo (pele ressecada, fadiga, constipação, sensação de frio  constante, menstruações frequentes), sintomas do hipertireoidismo (nervosismo, diarreia, perda de peso não intencional, sensação de calor constante, menstruações irregulares), assim como alterações congênitas na tireoide de recém-nascidos.

Para a realização desse exame, não é necessário nenhum cuidado especial, assim como não há nenhuma recomendação especial pós exame. Praticamente não existem riscos envolvidos na realização desse exame. 

O que pode acontecer são hematomas no local da coleta de sangue ou em alguns casos, pode haver inchaço da veia (flebite), o que pode ser revertido facilmente com compressas ao longo do dia. Pacientes que fazem uso de medicações anticoagulantes ou apresentam algum distúrbio de coagulação, podem sofrer com sangramento após a coleta. 

Em casos como esse, é importante relatar ao profissional de saúde antes da coleta. Fique atento e vá à consultas regularmente com o médico para fazer o acompanhamento desse hormônio.

Enfermeira Rebeca Revorêdo Sinedino



Nenhum comentário:

Postar um comentário