segunda-feira, 1 de junho de 2020

DICA DE SAÚDE DA SEMANA

A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA PARA NOSSO CORPO


Há períodos do ano em que a temperatura aumenta bastante e como consequência disso, passamos a transpirar com frequência. 

Dessa forma, o nosso organismo libera calor e elimina substâncias, sendo assim é de suma importância se hidratar, o que fazemos tomando água. Por isso é muito importante que saibamos os benefícios disso para podermos praticar no nosso dia-a-dia. A água está presente em 70% do nosso corpo e auxilia no transporte de oxigênio e de nutrientes para as células corporais; também auxilia no bom funcionamento renal pois tem poder diurético. A água regula nossa temperatura corporal e tem o poder de desintoxicar, o que ajuda na perda de peso e fornece mais disposição e um corpo saudável. 

A quantidade diária necessária de água pode variar de pessoa para pessoa, mas em média, é preciso ingerir 2 litros por dia, pois é o que perdemos por meio de transpiração, urina, respiração e outras  atividades. Muitas pessoas esperam sentir sede para tomar água, mas na verdade a sede só aparece quando a quantidade de líquidos no organismo já está bem abaixo do nível adequado, sendo assim é preciso manter sempre o hábito de estar se hidratando ao longo do dia. Pessoas que tomam pouca água e estão desidratadas têm um menor volume sanguíneo e isso pode prejudicar o funcionamento cardíaco. 

A falta da água pode provocar tontura, fraqueza, cefaleia (dor de cabeça), cansaço e se for prolongada pode levar até à morte. Uma boa dica é sempre ter por perto uma garrafa com água. A ingestão diária também pode ser suprida com água de coco, suco, leite, frutas e chás. 

É importante evitar bebidas açucaradas como sucos artificiais e refrigerantes. Além de todos os benefícios apresentados, a água também promove uma revitalização das nossas células e mucosas; ou seja, na pele, resulta em hidratação, sendo assim, é muito eficaz para evitar a descamação e o ressecamento. Por isso, fique atento e esteja sempre se hidratando. 

Enfermeira Rebeca Revorêdo Sinedino




Nenhum comentário:

Postar um comentário