Pare de promover ruído. Foque no essencial!
Por que não estamos fazendo nosso trabalho que é buscar discípulos de
Jesus em troca de criarmos ruídos de comunicação para o Evangelho?
Bíblia. (Foto: Ben White / Unsplash)
Tenho estudado o tema essencialismo. Basicamente, para esta teoria “de
vida”, é preciso simplificar a vida e fazer o melhor no que você, de fato, pode
fazer/ser/parecer melhor.
Parece mais uma de minhas loucuras falar isso em
um ambiente onde falamos de fé. O tema soa meio egocêntrico, talvez. Mas,
queria te propor uma outra visão sobre o essencialismo ou, melhor colocando,
sobre o Essencial. Sim, é com E maiúsculo porque estou falando de comunicação
cristã.
O essencial para nós, da comunicação ou não, é amar a Deus sobre
todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos.
Vale adicionar
aqui que o essencial também é anunciar o amor de Deus e fazer discípulos.
“Beabá do crente”. O essencial.
Mas por que
esquecemos ou deixamos de lado o essencial para nos atermos ao extraordinário?
O Essencial não é o extraordinário? Por que amplificamos o periféricos em
detrimento do Essencial?
Sendo bem
direto, por que não estamos fazendo nosso trabalho que é buscar discípulos de
Jesus em troca de criarmos ruídos de comunicação para o Evangelho?
Neste domingo
ouvi, de um pastor, que a igreja é essencial pois é lá que exercitamos nossas
crenças e nossa fé, que é na igreja que podemos voltar a cruz de Jesus.
A igreja,
apesar de todas as correntes contrárias, é essencial para que tenhamos um ponto
de encontro onde nossos relacionamentos aconteçam e se aprofundam diante do
cuidado de Jesus.
É ali que nos lapidamos como discípulos. Fiquei feliz quando pude
conectar o que falo sobre comunicação, como ferramenta de missão, com esta
mensagem e com o essencialismo.
Nada mais importa do que a mensagem principal do Evangelho que é apontar
para a cruz de Jesus e direcionar as pessoas para que, em comunidade, vivam o
amor daquele que se doou em sacrifício.
Não são os shows, os eventos, as
programações, as ferramentas ou os métodos. Nada disso importa e tudo isso se
torna ruído para cumprirmos o objetivo nos dado em Mateus
28: fazer discípulos.
Então, para fechar esse texto, vou te dar quatro pontos de reflexão para
que, olhando para o Essencial, você crie conteúdos relevantes, empáticos e
engajadores para sua comunidade.
·
Jesus é o ponto de partida e o destino de tudo que você fizer;
·
Conheça seu público, entenda suas demandas, contexto e linguagem;
·
Qual a sua principal mensagem/conteúdo;
·
Descubra quais são as principais barreiras que tem dificultado sua
audiência a entender/interagir/engajar com seu conteúdo.
Que Deus nos abençoe!
Nasceu em São Paulo, casado com a
Viviana e pai da Maria Luiza. Jornalista e publicitário com passagens por
algumas das principais empresas do mercado editorial, de comunicação e
multinacionais de publicidade no Brasil. É fundador da consultoria de
comunicação para igrejas ChurchCOM e é autor do livro Marketing Cristão.
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