segunda-feira, 1 de outubro de 2018

DICA DE SAÚDE DA SEMANA

VOCÊ SABE O QUE É CELULITE OCULAR?


Esse tipo de celulite consiste em uma inflamação ou infecção localizada ao redor dos olhos (órbita ocular), podendo atingir a pele e os músculos que fazem a proteção e permitem o movimento do olho. A inflamação que se instala pode ser proveniente de fungos ou bactérias. 

Esse problema não é contagioso; é provocado geralmente por bactérias que colonizam a pele após uma pancada, por exemplo, ou por uma extensão de alguma infecção, como conjuntivite, abscesso dentário, sinusite, ferimento na região ocular e até mesmo por picada de inseto. 

A celulite ocular ocorre mais comumente em crianças entre 4 e 5 anos de vida, pelo fato de apresentarem uma maior delicadeza nas estruturas que envolvem os olhos. Os sintomas mais comuns desse problema são edema (inchaço) e vermelhidão da área afetada. Além desses, também podem estar presentes dor e dificuldade para movimentar o olho, febre, cefaleia (dor de cabeça), alteração da visão e também deslocamento ou protusão ocular. 

Se não tratada o quanto antes e da forma adequada, a infecção pode evoluir rapidamente se tornando grave, podendo atingir regiões vizinhas, causando complicações como perda da visão devido ao comprometimento do nervo óptico, abscesso orbital, meningite, infecção generalizada e até mesmo, a morte. 

Para dar o diagnóstico de celulite ocular, o médico oftalmologista observa os sinais e sintomas apresentados pelo paciente, mas também pode solicitar exames para definir o grau da infecção, como hemograma e hemocultura. Os exames de imagem como a ressonância magnética e a tomografia computadorizada das órbitas e da face, podem identificar a extensão da lesão e até possíveis causas. 

Para tratar esse problema normalmente são prescritos, pelo médico, antibióticos intravenosos por cerca de 3 dias, além dos medicamentos via oral que o paciente toma em casa. A prescrição medicamentosa varia de acordo com a gravidade da infecção, assim como de causas associadas. Normalmente o paciente também é medicado com analgésicos e antipiréticos para que haja alívio da dor e da febre. Há casos em que há necessidade de procedimento cirúrgico para realizar drenagem (casos de compressão do nervo óptico e abscesso ocular), evitando que a infecção se propague em regiões mais profundas, podendo chegar a atingir o cérebro. 

Enfermeira Rebeca Revorêdo Sinedino




Nenhum comentário:

Postar um comentário