segunda-feira, 29 de outubro de 2018

DICA DE SAÚDE DA SEMANA

O QUE É DERMATOSCOPIA?


A dermatoscopia digital consiste em um exame que objetiva diagnosticar e prevenir o câncer de pele; ocorre por meio de uma análise de uma foto ampliada dos sinais (pintas na pele). O exame é capaz de detectar as lesões consideradas de risco. Há dois tipos de dermatoscopia: manual e digital. 

Na manual, o médico dermatologista observa as manchas da pele com um aparelho portátil que funciona mais ou menos como uma lente de aumento, chamado desmatoscópio; dessa forma consegue avaliar o risco da lesão. Já na digital, ocorre o registro das manchas por meio de fotos, permitindo assim que com o passar do tempo, as lesões sejam acompanhadas e avaliadas. 

Além disso, a dermatoscopia digital consegue mostrar uma imagem de 20 a 70 vezes maior que o dermatoscópio. Existem indicações para o médico solicitar esse exame. As mais comuns são: pacientes que têm a pele muito branca ou são ruivos ou têm olhos claros, pacientes que apresentam muitas pintas no corpo, pacientes que sofrem muita exposição solar durante a vida, histórico pessoal ou familiar de câncer de pele, assim como pessoas com lesões suspeitas. 

Esse é um exame que normalmente não apresenta contraindicação, já que o paciente não fica exposto a agentes físicos ou químicos que provoquem dano à saúde. O resultado desse exame vem com um laudo impresso onde consta a classificação das lesões. 

Na maioria das vezes a classificação é apresentada como: baixo risco para as pintas que apresentam características benignas; risco moderado quando há alguma alteração e alto risco para as lesões com alguma probabilidade de se transformar em um câncer. 

É sempre muito importante conhecermos nosso corpo e nossa pele para que possamos identificar mudanças em pintas existentes ou surgimento de novas pintas ou manchas. Isso proporciona um diagnóstico precoce e consequente tratamento adequado, evitando complicações.

Enfermeira Rebeca Revorêdo Sinedino



Nenhum comentário:

Postar um comentário