segunda-feira, 14 de maio de 2018

DICA DE SAÚDE DA SEMANA

DOR CIÁTICA


A dor ciática é originada por uma inflamação ou uma irritação no nervo mais longo do nosso corpo. Isso pode resultar de uma compressão do nervo, seja por trauma direto ou de repetição, como ficar sentado por tempo prolongado em uma cadeira desconfortável. Esse nervo também é conhecido por nervo isquiático e se localiza na porção posterior da raiz da coxa, ultrapassando o joelho e descendo até o hálux (dedão do pé) e pode ter a espessura de um dedo. 

Ele é responsável pelo controle das articulações do quadril, joelho e tornozelo, assim como dos músculos posteriores da coxa e músculos da perna e do pé. A dor em si não é uma doença, porém pode estar relacionada a várias patologias que envolvem a coluna, o quadril, os joelhos ou alguma doença sistêmica de origem não ortopédica. Algumas causas para que essa dor ocorra são: lesão ou fratura pélvica, tumores, deslocamento ou inflamação de disco (hérnia de disco) e até mesmo infecções pelo vírus da herpes (herpes zóster) ou da catapora.

A dor normalmente ocorre em um lado do corpo, começando na região lombar, se irradiando ao longo da coxa e perna, podendo chegar até os dedos do pé. Os sintomas mais comuns são: dor acompanhada de choques nas nádegas, sensação de dormência ou queimação, dificuldade para realizar alguns movimentos, como sentar e levantar, espasmos na parte inferior da coluna, perda da função intestinal ou da bexiga, perda da sensibilidade ou fraqueza muscular. A dor referida pelos pacientes é como se fosse no osso, de tão profunda. 

Esses sintomas normalmente se intensificam à noite. Existem fatores de risco para que isso ocorra, como: obesidade (isso aumenta a pressão sobre a coluna, sobrecarregando os músculos e os ligamentos), envelhecimento (a idade avançada provoca mudanças na coluna), jornada de trabalho (levantar peso e realizar movimentos excessivos por exemplo, podem causar essa dor), sedentarismo (isso provoca enfraquecimento da musculatura, deixando a coluna suscetível à dores), gravidez (devido às modificações na anatomia da coluna, podendo levar à compressão do nervo). É importante lembrar que a dor ciática se manifesta de diferentes formas, dependendo do indivíduo.
 
Para o diagnóstico, o médico levará em consideração a história clínica do paciente e um exame físico poderá ser realizado a depender da situação, ele poderá solicitar exames de imagem, como ressonância magnética, radiografia ou tomografia. Como essa dor é um sintoma de algo a mais no organismo, a causa base deve ser identificada para que haja um tratamento adequado. 

Algumas medidas podem ser tomadas para aliviar as dores, reduzindo a inflamação: uso de analgésicos, compressas mornas ou frias na área dolorida, assim como a fisioterapia. É importante reduzir as atividades nos primeiros dias, porém ao contrário do que se pensa, o repouso absoluto não é indicado. Como uma última opção, há a cirurgia. Para prevenção, algumas medidas podem ser tomadas: alongamentos durante a jornada de trabalho, procurar manter uma postura correta, evitar ficar na mesma posição por muito tempo, assim como praticar exercícios físicos regulares. 

Enfermeira Rebeca Revorêdo Sinedino



Nenhum comentário:

Postar um comentário