segunda-feira, 28 de maio de 2018

DICA DE SAÚDE DA SEMANA

ARTROSCOPIA, VOCÊ JÁ OUVIU FALAR?


Consiste em um procedimento cirúrgico onde é possível verificar o interior de uma articulação através de um equipamento conhecido como artroscópio (haste com câmara localizada na ponta). Esse procedimento permite olhar as estruturas que se localizam dentro da articulação como ligamentos e cartilagens. Pode ser utilizado como meio diagnóstico, como também para reparo de problema articular. É usada comumente para joelho e ombro, porém também pode ser feita no quadril, no tornozelo, no cotovelo e no punho.

Durante o procedimento, há a inserção do artroscópio na articulação através de uma pequena incisão (corte) na pele. As imagens geradas pela câmera são vistas em um monitor. O cirurgião acompanha todo o procedimento através da tela do monitor. A artroscopia geralmente é menos dolorosa que cirurgias abertas, permitindo assim, uma recuperação mais rápida. 

A artroscopia é contraindicada em casos de infecção ou ferida na pele próxima à articulação a ser operada ou distúrbios graves de sangramento (em alguns casos, podendo ser feita com uso de medicamentos anticoagulantes). Se o procedimento for no joelho ou quadril, certamente o médico recomendará o uso de muletas ao término; caso seja no cotovelo ou no ombro, será receitado o uso de tipoia.
A artroscopia pode ser realizada sem a necessidade de pernoitar no hospital, no entanto, em alguns casos pode haver necessidade de internação. Isso dependerá de qual articulação será operada, do tipo de anestesia a ser usada, além do procedimento a ser realizado.

No pós-operatório podem aparecer hematomas ao redor da incisão; sendo isso, temporário (cerca de 2 semanas). O repouso da articulação é imprescindível por alguns dias e os pontos geralmente são removidos entre 7 e 14 dias. Ademais, pode ser usado gelo, elevação do membro afetado e atadura de compressão na tentativa de reduzir o edema. O médico prescreverá analgésicos para alívio da dor ou desconforto. A depender do procedimento, fisioterapia e exercícios serão recomendados. Complicações pós-cirúrgicas não são frequentes, porém em alguns casos pode ocorrer sangramento dentro da articulação, dor, infecção, rigidez, como também trombose venosa profunda e coágulos nas veias das pernas e das coxas.

Enfermeira Rebeca Revorêdo Sinedino



Nenhum comentário:

Postar um comentário