segunda-feira, 2 de abril de 2018

DICA DE SAÚDE DA SEMANA

VOCÊ SABE O QUE É POLIDACTILIA?


Essa condição ocorre quando uma pessoa apresenta mais que 5 dedos nas mãos e/ou nos pés. A apresentação desses dedos a mais depende de cada caso, pode ser um dedo completamente desenvolvido ou pode apresentar-se como uma protusão de pele (não desenvolvida). 

Essa condição de dedos extranumerários pode ser um acontecimento isolado, sem ligação com nenhuma doença ou sintoma. Isso ocorre ainda durante a formação das mãos e pés durante nosso desenvolvimento fetal. Pode ser uma característica familiar ou ser um caso isolado. A polidactilia pode ocorrer devido a uma condição genética (mutação por um alelo autossômico dominante). O diagnóstico pode ser dado ainda na gravidez, através da ultrassonografia fetal. Após o nascimento, é realizado pela inspeção visual. Para avaliação das estruturas internas do problema, pode ser necessária uma radiografia.

A polidactilia não compromete a saúde do indivíduo, porém, por ser uma anomalia, chama atenção; dessa forma, muitos optam por realizar a extração cirúrgica dos dedos extranumerários. Essa cirurgia é simples e normalmente não apresenta complicações. Caso sejam dedos que não apresentem ossos, podem ser extraídos logo após o nascimento. Nos casos de dedos completamente formados, é indicada a avaliação de um especialista e a cirurgia deve ser realizada após os três anos de vida. 

Enfermeira Rebeca Revorêdo Sinedino



Nenhum comentário:

Postar um comentário