segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

DICA DE SAÚDE DA SEMANA

O QUE É HÉRNIA?

Existem diversos tipos de hérnia (muscular, cerebral, de disco, diafragmática, dentre outras). As mais comuns são inguinal, epigástrica e umbilical. Uma hérnia é caracterizada por um "escape" (total ou parcial) de algum órgão por um orifício aberto devido à uma má formação do tecido protetor dos órgãos internos. 

Não se sabe ao certo a causa evidente para o surgimento de uma hérnia; entretanto ela pode surgir ao pegar um peso muito grande, por exemplo. A hérnia pode estar no indivíduo desde seu nascimento, podendo passar despercebida por anos. Também pode aparecer em crianças e bebês, pelo fato da membrana que recobre os órgãos não está fechada adequadamente. Os sintomas podem variar bastante de acordo com cada tipo; contudo, existem sintomas em comum: dor local, edema (inchaço) da área, vômitos, náuseas e até mesmo presença de sangue nas fezes. 

Alguns fato​res que são considerados de risco para que haja o surgimento da hérnia são: peso em excesso, fibrose cística, tosse crônica, constipação crônica ou esforço na hora de evacuar, maus hábitos alimentares, tabagismo... A cirurgia tradicional é o tratamento indicado para correção definitiva de uma hérnia e é realizada com frequência em todo o mundo, além disso, possui baixos riscos de complicações. Está indicada nos casos em que há dor ou pode aumentar de tamanho. 

A cirurgia laparoscópica é uma opção. Nela, há a inserção de uma câmera pequena por pequenos cortes cirúrgicos. Esse procedimento garante uma recuperação mais rápida e menos dolorosa. Nem sempre as hérnias dão algum sinal, principalmente se forem pequenas, entretanto, é de suma importância procurar ajuda de um especialista quando se desconfia de uma hérnia. O médico confirma a presença da hérnia durante um exame físico. Portanto, fique atento aos sinais e sintomas e se cuide.

Enfermeira Rebeca Revorêdo Sinedino




Nenhum comentário:

Postar um comentário