sábado, 2 de dezembro de 2017

Resumo do Evangelho Segundo escreveu Mateus.


Autor: Mateus, cobrador de impostos (Lucas 5.27) (um tipo de servidor público), falava fluentemente o grego e o aramaico. Por ser um cobrador de impostos talvez possuísse a habilidade de taquigrafar, que significa que se lembrava de cada palavra dita por Jesus, os discípulos e os demais envolvidos, palavra por palavra, com essa habilidade o Sermão do Monte, por exemplo, talvez sejam palavras extraordinariamente exatas pronunciadas por Cristo Jesus! O que torna este Evangelho ainda mais emocionante.

Data: Mateus escreveu esta epístola mais ou menos em 50 a 70 d.C  antes da queda de Jerusalém, que havia sido pronunciada por Jesus: “Mas ele lhes disse: Não vedes tudo isso? Em verdade vos digo que não se deixará aqui pedra sobre pedra que não seja derribada” Mateus 24.2. Marcos 13.2, Lucas 19.44.

Destinatários: Sua epístola é direcionada aos judeus convertidos, por isso ele veementemente defende que Jesus era o Messias. Até por que havia grupos dentro do judaísmo, os saduceus e os fariseus, com interpretações diferentes um dos outros. Mateus procurou provar que Jesus era aquele a quem eles tanto estudavam, e esperavam.

A estrutura do Evangelho Segundo escreveu Mateus conta com a introdução, e

 difere das demais epístolas pois sua carta é dividida em 5 discursos, sendo eles:

  1. O Sermão da Montanha: capítulos 5, 6 e 7. 
  2. A comissão dos Doze Apóstolos: capítulo 10
  3. Discurso das Parábolas: capítulo 13
  4. Discurso sobre a igreja: capítulo 18
  5. Discurso do Monte das Oliveiras, denúncia contra os escribas e fariseus, definição ou significado sobre a rejeição de Israel para com o Messias, julgamento final: capítulos 24 e 25
E ainda ao final Mateus relata-nos sobre o sofrimento, a morte e ressurreição de Jesus: capítulos 26 ao 28


Somente dois autores procuraram fazer-nos saber da genealogia de Jesus, Mateus e Lucas, as mesmas comprovam a linhagem real do nosso Senhor Jesus. Mateus narra a genealogia desde Abraão à José, pai terreno de Jesus.


Mateus é o único Apóstolo que mais pronuncia o Antigo Testamento no Novo Testamento, por mais de 50 vezes, para a defesa do chamado messiânico de Jesus. Só nos dois primeiros capítulos ele fala sobre cinco profecias do AT, sendo eles:

1. O nascimento milagroso:
“Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel”.
Isaías 7:14
2. A cidade onde haveria de nascer:
“E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade”. Miqueias 5.2
3. A fuga para o Egito quando criança:
“E esteve lá, até à morte de Herodes, para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor pelo profeta, que diz: Do Egito chamei o meu Filho”.
Mateus 2:15
4. A matança das crianças com até dois anos de idade:
“Ouviu-se um clamor em Ramá, pranto [choro] e grande lamento; era Raquel chorando por seus filhos e inconsolável por que não mais existiam”.
 Jeremias 31.15
5. Ele será chamado Nazareno:
“Do tronco de Jessé sairá um rebento, e das suas raízes, um renovo”.
Isaías 11.1


Pontos importantes do Livro:



  • A vinda do Messias (1.1-2.23) 
  • A revelação do Messias (3.1-4.11)
  • A proclamação do Messias (4.12 -20.34)
  • O início da oposição (11.20-12.50)
  • A paixão do Messias (21 ao 28).
Toda o Evangelho Segundo escreveu Mateus, teve como foco em provar para os judeus convertidos (da época) através das profecias do AT que Jesus seria o Messias, e também maior que Moises, que ele perfeitamente cumpriu todas as profecias atribuídas ao Ungido (Messias) mencionado nas profecias. Esta epístola é de muito bom proveito para aqueles que estão ingressando, iniciando aos estudos das Sagradas Escrituras, pois a mesma irá levar o leitor a outras epístolas relacionadas. O livro também descreve de como deve ser e como deve agir um discípulo, todos os ensinamentos descritos neste livro devem ser aplicados ao modo de viver do cristão convertido, e tendo consciência que a vinda do Mestre está próxima.


Fonte: http://www.blogevangelico.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário