segunda-feira, 13 de novembro de 2017

DICA DE SAÚDE DA SEMANA


NOVEMBRO AZUL – COMBATE AO CÂNCER DE PRÓSTATA

O Novembro Azul é uma campanha nacional de prevenção ao câncer de próstata que é o mais frequente no sexo masculino, ficando atrás apenas do câncer de pele. Estudos mostram que a cada seis homens, um é portador da doença.

A próstata é uma glândula do aparelho reprodutor masculino. Pesa cerca de 20 gramas; sua forma e tamanho são semelhantes a uma castanha. Localiza-se abaixo da bexiga e sua função primordial, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma. A doença pode demorar a se manifestar, por isso são necessários exames preventivos constantes para que não seja descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal. O câncer ocorre quando as células da próstata começam a se multiplicar de forma desordenada. Conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o sexto tipo mais comum de câncer no Brasil.


* A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) recomenda que homens a partir de 50 anos procurem seu urologista para discutir a prática e a realização da avaliação. Aqueles com maior risco da doença (história familiar, raça negra), devem procurar o urologista a partir dos 45 anos. Os exames para detecção consistem na dosagem sérica do PSA (exame laboratorial) e no exame digital retal, que são complementares para o diagnóstico, devendo ser realizados anualmente.

* 10% a 20% dos casos de câncer, não são detectados pelo exame e sangue (dosagem do PSA); por isso o exame do toque retal é muito importante.

* Homens com idade avançada, histórico familiar da doença, sedentários, obesos, com alimentação rica em gordura animal, estão mais suscetíveis ao desenvolvimento da doença.

* Não é possível evitar a doença, mas diagnosticá-la precocemente para um tratamento adequado com grandes chances de cura;

* Na fase inicial, quando as chances de cura são maiores, pode não haver nenhum sintoma; por isso a importância dos exames. Na fase avançada, quando a cura é mais difícil, o paciente pode sentir: vontade de urinar com urgência, dificuldade para urinar e levantar várias vezes à noite para ir ao banheiro, dor óssea, queda do estado geral, insuficiência renal, dores fortes.

* De acordo com a fase do tumor e características do paciente, o médico poderá definir quais as melhores formas de tratamento. Nos estágios iniciais da doença (tumores localizados e localmente avançados) a prostatectomia radical é o tratamento padrão. Isso consiste em uma cirurgia para retirada da próstata e apresenta altos índices de cura.


Fonte: http://www.sbu.org.br/



Enfermeira Rebeca Revorêdo Sinedino



Nenhum comentário:

Postar um comentário