segunda-feira, 20 de março de 2017

DICA DE SAÚDE DA SEMANA

TIPOS DE BIÓPSIA QUE AUXILIAM NO DIAGNÓSTICO DO CÂNCER DE MAMA

         A biópsia consiste na retirada de um pequeno fragmento de tecido vivo que vai para uma avaliação anatomopatológica ou histopatológica para constatar presença ou não de câncer. O fragmento removido passa por uma análise de um patologista, que é o médico que tem a especialização em interpretar exames laboratoriais, avaliar células, órgãos e tecidos para o diagnóstico de alguma doença. Se na amostra coletada há células cancerosas, o patologista é quem vai determinar o tipo de câncer de mama que ali há. Há vários tipos de biópsia que podem ser feitas para diagnosticar o câncer de mama; a escolha vai variar de acordo com cada paciente. Vamos conhecer alguns tipos de biópsia:

PAAF (Punção aspirativa por agulha fina): Procedimento rápido, que na maioria das vezes nem necessita anestesia. É utilizada uma agulha de fino calibre acoplada à uma seringa para realizar a aspiração. A posição dessa agulha normalmente é guiada por ultrassonografia. Para coleta do material, são realizados movimentos de vai-e-vem com a seringa. Após a coleta, o material é colocado em lâminas e submetido à uma análise citológica.


CORE BIOPSY (Biópsia por agulha grossa): Remoção de fragmentos do tecido mamário com auxílio de uma agulha mais calibrosa que é acoplada à uma pistola. A posição da agulha pode ser guiada por mamografia digital ou ultrassom. A anestesia é local. É realizada uma pequena incisão na pele com ajuda do bisturi para a posterior introdução da agulha. Esse procedimento não necessita de internação;


MAMOTOMIA (Biópsia assistida a vácuo): Retirada de fragmentos da mama com uma agulha um pouco mais grossa que a do core biopsy, entretanto acoplada à um sistema a vácuo. A agulha é conectada a uma cânula que realiza uma espécie de sucção do tecido. Pode ser guiado por ultrassom ou por mamografia. Tem vantagens como: única inserção da agulha com um único disparo, melhor controle da região e obtenção de fragmentos com maiores dimensões da lesão e colocação de clipe metálico para marcação das abordagens. O material coletado é colocado em um frasco com formol e encaminhado ao laboratório.


Biópsia cirúrgica: É um procedimento realizado no centro cirúrgico, onde há possibilidade de se fazer biópsia por congelamento, permitindo ao cirurgião as margens de segurança. Se a margem apresentar a doença, o médico cirurgião pode avançar mais, repetindo o congelamento até livrar as margens da doença.

Biópsia do linfonodo: Quando os linfonodos da axila encontram-se aumentados de tamanho, devem ser verificados para a disseminação da doença. Durante a retirada de um tumor mamário, os gânglios linfáticos axilares normalmente são investigados para metástase.

Enfermeira Rebeca Revorêdo Sinedino



Nenhum comentário:

Postar um comentário