segunda-feira, 6 de março de 2017

DICA DE SAÚDE DA SEMANA

O QUE SÃO NEVOS?


Os nevos são popularmente conhecidos como verrugas ou pintas. São lesões pigmentadas, muito comuns, que podem estar presentes desde o nascimento ou surgir ao longo da vida. Se caracterizam como pequenas manchinhas regulares, de cor marrom, que ficam na pele; podendo ser salientes ou não. A maioria dessas pintas são provenientes da exposição solar, possuindo um formato regular. Os nevos displásicos ou atípicos não são comuns, podendo parecer um melanoma (tipo mais agressivo de câncer de pele). Eles se caracterizam como lesões disformes, que podem se apresentar em várias tonalidades, crescendo de maneira rápida. As pessoas com esse tipo de nevo têm mais propensão a desenvolver melanoma. Esse tipo de nevo é hereditário, sendo o histórico familiar, um grande fator de risco.

Os nevos podem apresentar diversos aspectos clínicos, em relação à cor (róseos, azuis, negros, acastanhados ou cor da pele), em relação à forma (ovais ou irregulares, redondos), em relação ao tamanho (achatados, elevados, manchas), em relação à superfície (enrugada ou lisa) e em relação à presença ou não de pelos.

É muito importante fazer o controle dos nevos malanocíticos, visando à prevenção do melanoma. Ainda mais em indivíduos com a pele muito clara ou que apresentam múltiplas lesões ou histórico familiar. A prevenção é feita através de exames dermatológicos periódicos, além do autoexame mensal e proteção solar diária. Se detectado precocemente, pode ser completamente curável, porém pode ter um comportamento muito agressivo, causando a morte. Portanto, fique atento!

 Enfermeira Rebeca Revorêdo Sinedino





Nenhum comentário:

Postar um comentário