segunda-feira, 17 de outubro de 2016

DICA DE SAÚDE DA SEMANA

VOCÊ SABE O QUE É MELASMA?


         É o aparecimento de manchas escuras na pele, geralmente na região da face; podendo ocorrer também em outras regiões que ficam expostas ao sol, por exemplo, braços e colo. Ocorre mais nas mulheres entre 20 e 50 anos, mas também afeta os homens. Quando aparecem durante a gravidez, são chamados de cloasmas gravídicos. Existem 3 tipos:
·         Melasma epidérmico: Ocorre um depósito aumentado de pigmento através da epiderme (camada mais superficial da pele).
·   Melasma dérmico: Ocorre um depósito de melanina ao redor dos vasos superficiais e profundos.
·       Misto: Há excesso de pigmento na epiderme em certas áreas e na derme em outras regiões.
Não há causa definida para isso acontecer, porém é sabido que está relacionado principalmente à exposição ao sol, assim como ao uso de anticoncepcionais e outras medicações, predisposição genética, fatores hormonais, algumas doenças e à gravidez.
Como sintomas, existe apenas o escurecimento de áreas expostas ao sol. A cor das manchas varia de acordo com o tom da pele da pessoa. O melasma não é cancerígeno. O médico dermatologista faz o diagnóstico reconhecendo a aparência das manchas na pele. Os tratamentos variam, porém é de suma importância se proteger contra os raios ultravioleta e luz sensível, além de realizar procedimentos para o clareamento e uso de medicamentos tópicos (na pele) e orais.
O mais importante para prevenir é evitar exposição excessiva ao sol e sempre utilizar um bom protetor solar nas áreas expostas. Essa aplicação deve ocorrer várias vezes ao dia para evitar o estímulo para a produção de pigmento.

Enfermeira Rebeca Revorêdo Sinedino



Nenhum comentário:

Postar um comentário