quinta-feira, 13 de agosto de 2020

O ENSINADOR POR EXCELÊNCIA

Visando livrar os crentes de falsos ensinos, Jesus anunciou-lhes a sublime dádiva do Espírito Santo, o Ensinador por Excelência. Assim o disse:


 “E eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não O vê, nem O conhece; vós o conhecereis, porque Ele estará convosco e estará em vós” (João 14.16-17).
A missão do Espírito Santo será múltipla: Será Consolador, ao mesmo tempo, Ensinador. Ele tem outra função importante: A de Lembrar à Igreja, tudo o que Jesus deixou escrito. Confira:

 “Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar, de tudo o que vos tenho dito” (v-28).
Aprendamos o que o Espírito Santo faz à Igreja do Senhor Jesus:

1 - Ele instrui à igreja, orientando-a a andar nas “Obras que Deus preparou para nelas nós andássemos” (Efésios 2.10); sendo necessário permanecermos no Filho de Deus:
 “Permaneça em vós o que ouvistes desde o princípio. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também permanecereis vós no Filho e no Pai” (I João 2.24).
2 - Ele santifica a vida e a oferta do crente:
(a) - “O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo. E todo o vosso espírito, alma e corpo, sejam conservados [...]” (I Tessalonicenses. 5.23).
(b) - “[...] vos escrevi para vos trazer à memória [...] no sagrado encargo de anunciar o evangelho de Deus, de modo que a oferta deles seja aceitável, uma vez santificada pelo Espírito Santo” (Romanos 15.15-16);
(c) - “[...] devemos sempre dar graças a Deus por vós [...] porque Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade” (II Tessalonicenses 2.13).
3 - Ele admoesta aos cristãos:
 “[...] enchei-vos do Espírito [...] dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo” (Efésios 5.18-20). Localize neste texto, a ação da Trindade Augusta e Santa!

Para tanto, diz: “Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (I Coríntios 6.19). Graças a Deus!

Texto do saudoso pastor José Lúcio Ribeiro Filho



Nenhum comentário:

Postar um comentário