terça-feira, 22 de setembro de 2020

AS MISERICÓRDIAS DO SENHOR

As misericórdias do Senhor são capazes de transformar o abstrato em concreto; ou seja, gerar a fé no coração, para a eterna salvação, por que: “São a causa de não sermos consumidos; porque as Suas misericórdias não têm fim. Novas são cada manhã; grande é a sua fidelidade” (Lamentações 3.22-23).

A palavra gera a fé: “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus” (Romanos 10.17). O ensino das Escrituras não deixam dúvidas: “Pela graça sois salvos por meio da fé, isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras para que ninguém se glorie” (Efésios 2.8-9). Este dom manifesta as misericórdias do Senhor. Três elementos se fundem gerando a fé: (a) - As Misericórdias de Deus; (b) - a Graça de Deus; e (c) - a Palavra de Deus.

A Palavra de Deus afirma que as misericórdias do Senhor, agem sobre os que creem segundo a Escritura, manifestando-lhes o Seu grande amor; eis o que diz:
 “Esta é uma palavra fiel e digna de toda aceitação: Que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, [...]. Mas, por isso, alcancei misericórdia, para que em mim [...] Jesus Cristo mostrasse toda a Sua longanimidade, para exemplo dos que haviam de crer Nele para a vida eterna” (I Timóteo 1.15-16).

Jesus ditou o modelo, inviolável e imutável: “Quem crê em mim como diz a Escritura” (João 7.38). Pelo que diz: “Esta é uma palavra fiel e digna de toda aceitação”; expressão repetida quatro vezes:

 Em I Timóteo 3.1: “Esta é uma palavra fiel: Se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja”.
 Em I Timóteo 4.9: “Esta é uma palavra fiel e digna de toda a aceitação”.
 Em II Timóteo 2.11: “Palavra fiel é esta: Que se morrermos com Ele, também com Ele viveremos”.
 Em Tito 3.8: “Fiel é a palavra, e isto quero que deveras afirmes, para que os que creem em Deus procurem aplicar-se às boas obras; estas coisas são boas e proveitosas aos homens”.

Eis as misericórdias do Senhor em ação! “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia nos gerou de novo para uma viva esperança [...] para uma herança incorruptível, incontaminável [...] guardada nos céus para vós” (I Pedro 1.3-4). Quão maravilhoso é!

Texto do saudoso pastor José Lúcio Ribeiro Filho




Nenhum comentário:

Postar um comentário