quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

A DIMENSÃO DA SALVAÇÃO


A Dimensão da Salvação ensina sobre o seu alcance e extensão. Tomamos por base o texto seguinte: “O mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” (I Tessalonicenses 5.23).

Temos aqui, a medida de alcance da Salvação do Senhor: O homem total: Espírito, alma e corpo. Em primeiro lugar, Deus realiza a Sua parte: A santificação.

O Filho pediu ao Pai, em Sua oração sacerdotal, que a realizasse em nós, dizendo: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade” (João 17.17).

Paulo interpreta a ação do Espírito Santo na igreja, expressando o seu desejo: “O mesmo Deus de paz vos santifique em tudo”. Entendemos que a vontade do Pai é atender ao Filho e, o Espírito Santo age no processo, - no homem total - e o inspira dizê-lo.

Como Deus a realiza? Ensinando-nos a fazer a nossa parte: “Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus” (II Coríntios 7.1).

I - O espírito. Nesta esfera, Jesus apresentou a necessidade principal: “Necessário vos é nascer de novo” (João 3.7). Para isto, a iniciativa foi Sua: “Segundo a sua vontade, Ele nos gerou pela palavra da verdade, [...]” (Tiago 1.18). E mais: “[...] Deus nos vivificou juntamente com Cristo, nos justificou juntamente com Ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus” (Efésios 2.5-6). Isto é enormemente, maravilhoso!

II - A alma. Pense nesta Escritura: “Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me” (Mateus 16.24). Observou que Ele se refere aos discípulos e não ao homem natural? Por isto mesmo alguns creem, mas não O seguem. Veja o que recomenda: Você quer andar com Jesus?
 
Então, negue-se a si mesmo; tome a sua cruz; siga-O. Nisto consiste a salvação da alma: Buscando a vontade de Deus no dia a dia.

III - O corpo. Nosso corpo é morada do Espírito de Deus. (I Coríntios 3.16). Ora, Se o Espírito habita em mim, tenho por certa a salvação do meu corpo. “[...]; o que de Deus e gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca” (I João 5.18). Esteja seguro nas mãos de Jesus.


Texto do saudoso pastor José Lúcio Ribeiro Filho




Nenhum comentário:

Postar um comentário