domingo, 16 de fevereiro de 2020


CAMINHOS NOVOS 

Sendo o homem, “o único ser que foi criado ereto a fim de contemplar sempre a abóbada estrelada e de viver em comunhão com o Arquiteta do Universo”, ouso apresento-lhe o caminho ideal a ser trilhado no ano fluente, enquanto busca ver cumpridos os sonhos remanescentes do ano findo, lembrando: “Da harmonia entre a vontade e o ideal é que resulta o triunfo”.

O caminho ideal sugerido está delineado na palavra de Deus; como está escrito “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz, para o meu caminho” (Salmo 119.105). 

Acolhamos, pois, outras instruções que emanam de Deus:

 É necessário haver interesse em aprendê-las, ouvindo suas instruções: “Ouve agora a minha voz; eu te aconselharei, e Deus será contigo”. Então, determinou: “[...] faze-lhes saber o caminho em que devem andar e a obra que devem fazer” (Êxodo 18.19-20).

 Somos responsáveis em apontarmos o Seu Caminho; foi como se sentiu o profeta, ao dizer: “O Senhor não desamparará o seu povo, por causa do seu grande nome, porque aprouve ao Senhor fazer-vos o seu povo”. E seguida declarou: “E, quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o Senhor, deixando de orar por vós; antes, vos ensinarei o caminho bom e direito” (I Samuel 12.22-23). 

 Quando de fato se quer, encontra-se o caminho certo. Foi pensando assim, que o salmista orou, dizendo: “Ensina-me, Senhor, o teu caminho e guia-me pela vereda direita, [...]. Pereceria sem dúvida, se não cresse que veria os bens do Senhor na terra dos viventes” (Salmo 27.11 e 13).

 Atentemos para este conselho: “Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte” (Provérbios 14.12). Saibamos que Deus anunciou por antecipação, como andar no Reino do Messias, dizendo: “[...] haverá um alto caminho, um caminho que se chamará O Caminho Santo; o imundo não passará por ele, mas será para o povo de Deus; [...]” (Isaías 35.8).

Por tudo isto, apresentamos os Caminhos Novos, para este ano; serão eficientes, se fizermos dos caminhos do Senhor, os nossos caminhos em 2019, sabendo que a palavra recomenda-nos: “Fazei veredas direitas para os vossos pés, [...] segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hebreus 12.13-14). Assim, cruzaremos a linha de chagada em 31.12.2019, vitoriosamente. Amém!

Texto do pastor José Lúcio Ribeiro Filho



Nenhum comentário:

Postar um comentário