terça-feira, 23 de novembro de 2021


EU SOU ANTES DE ABRAÃO 

Esta reflexão estimula às pessoas interessadas em aprender a palavra de Deus, a estudá-la em pequenas porções. Observe o tema - Eu Sou Antes de Abraão - e conheça o personagem central da história.

EU SOU. Quem é este que existiu antes de Abraão? Já ouviu falar quem é Ele? Para elucidar o “mistério”, o Senhor Jesus respondendo aos judeus, o diz com precisão: “Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu dia, e viu-o, e alegrou-se. Disseram-lhe, pois, os judeus: Ainda não tens cinquenta anos e viste Abraão? Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que, antes que Abraão existisse, EU SOU” (João 8.56-58).

O Espírito Santo, enviado pelo Pai, a pedido do Filho, O revela como Deus: “Porque Nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade” (Colossenses 2.9). 
JESUS, o Filho de Deus é o Grande EU SOU, Alto-existente. Dele o profeta testificou, dizendo: “[...] o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (Isaías 9.6).
Jesus Cristo, o Ungido de Deus, recebeu honras do Pai no exercício do Seu ministério aqui na terra. Deus, o Pai, o apresentou: “Este é o meu Filho amado”.

 O salmista o anunciado como o Filho de Deus; o Anjo Gabriel, também (Salmo 110 1.1ss; Lucas 1.26ss).
 Perdoou pecados, atribuição de Deus: Do paralítico de Cafarnaum, Marcos 2.5-7; do Centurião de Cafarnaum, Lucas 7.1.1ss; e muitos outros.
 Manifestou Sua Onipotência. Jesus navegava com Seus discípulos; de repente, veio uma tempestade; com medo, os discípulos clamaram: “Mestre, Mestre, estamos perecendo. E Ele, levantando-se, repreendeu o vento e a fúria da água; e cessaram, e fez-se bonança” (Lucas 8.24).
 Revelou Sua Onisciência. Ele disse: “Antes que Abraão existisse, EU SOU” (João 8.58).
 Afirmou Sua Onipresença, proferindo estas palavras: “Ninguém subiu a céu, senão o que desceu do céu, o Filho do Homem, que está no céu” (João 3.13).

Jesus falava na terra, estando no céu com o Pai. Era o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (João 1.29; Apocalipse 13.8-b). O Espírito Santo O revelou como a Graça Salvadora, Alto-existente, desde tempos eternos (II Timóteo 1.9; Tito 2.11). Portanto, não há salvação em nenhum outro (Atos 4.12). São Suas as palavras: “Credes em Deus, crede também em mim” (João 14.1). Ouçam a Sua voz!

Texto do saudoso pastor José Lúcio Ribeiro Filho



Nenhum comentário:

Postar um comentário