segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

DICA DE SAÚDE DA SEMANA

EXTRAÇÃO DOS SISOS


Os dentes sisos são conhecidos também como terceiros molares ou dentes do juízo. A extração desses dentes pode ser realizada antes ou após o nascimento deles e deve ser feita por um cirurgião dentista ou buco-maxilo-facial. A cirurgia de remoção só é indicada quando eles não nascem de forma adequada, pois se eles estiverem presentes sem comprometer a arcada dentária, não há necessidade de removê-los. 

Dentre as indicações para remoção estão: alteração na normalidade da mordida e da fala; higiene prejudicada pela falta de acesso com a escova dental; infecções recorrentes como cáries ou doença periodontal; pressão nos dentes próximos, podendo gerar traumas e/ou desalinhamento dos dentes; dentes inclusos que não saem pela falta de espaço dentro dos maxilares, assim como sisos que estão diretamente em contato com a raiz dos segundos molares, provocando dor e necessidade de canal. 

Pacientes que estão com a saúde afetada ou alguma inflamação local devem ter cuidado e verificar a possibilidade de realizar a cirurgia; mas geralmente não existem contraindicações para realização do procedimento. O momento mais apropriado para remoção dos sisos normalmente é entre 16 e 18 anos, momento em que se formam as primeiras raízes dentárias, tornando a extração mais simples; contudo a cirurgia pode ser feita em qualquer idade. A anestesia é local por injeção. É feito um corte (incisão) na pele da gengiva. Caso o dente ainda não tenha nascido é feita a remoção do osso que recobre o dente, posteriormente a remoção do dente. O procedimento é finalizado com sutura.

dente pode ser removido por inteiro ou retirado em partes, isso dependerá da posição do dente e das condições do paciente. A duração do procedimento varia bastante de acordo com cada caso. A média é de 30 minutos por dente, mas há casos em que são necessários apenas 5 minutos por dente. 

Não há necessidade de internação; o paciente fica no consultório apenas durante o tempo do procedimento. Pode haver sangramento nas primeiras 24 horas; é importante colocar um pedaço de gaze limpa sobre a área, fazendo pressão para estancar o sangramento. Caso o sangramento seja intenso, deve-se comunicar ao cirurgião dentista. Edemas faciais (inchaços) também são comuns; para amenizá-los deve-se aplicar compressa de gelo nas primeiras 2 a 3 horas após o procedimento, a cada 20 minutos por aproximadamente 10 minutos. Após o primeiro dia, podem ser feitas compressas mornas. 

Nos primeiros três dias, o paciente deve fazer uma dieta líquida evitando alimentos quentes. Em seguida, segue com uma dieta pastosa. O paciente deve ter alguns cuidados nos primeiros dias, evitando esforços e seguindo as instruções recebidas no consultório. Além disso, deve tomar as medicações prescritas para agilizar o processo de cicatrização e para uma melhora precoce. 

Enfermeira Rebeca Revorêdo Sinedino



Nenhum comentário:

Postar um comentário