sexta-feira, 26 de agosto de 2022

O CAMINHAR DO CRISTÃO

O caminhar do cristão é uma ação permanente de interpretar e pôr em prática os ensinos do Cristo; portanto, é a decisão de seguir àquele que diz: “Segue-me tu”, Jesus Cristo, o Filho de Deus. Estas são as prioridades do autêntico cristão, esteja onde e com quem estiver consciente de que, não é uma tarefa fácil, mas possível, se acompanhado do Cristo redivivo; Ele disse: “Sem mim, nada podeis fazer”. 

A palavra do Senhor assegura-nos que, mesmo contando com a Sua ajuda, devemos está conscientes de que, não caminhamos com perfeição; Jesus diz por que: “Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer” (Lucas 17.10). 

É importante saber isto, “Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade” (Filipenses 2.13). 
Devemos, pois, agradar ao Senhor; a Sua palavra diz: “Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; [...]” (I Samuel 15.22). Obedecer-Lhe garante o dom do Espírito Santo: “Nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem” (Atos 5.32). 

Vejamos a recompensa de Deus: “Se andardes nos meus caminhos e guardardes os meus mandamentos, (a)- eu vos darei as vossas chuvas a seu tempo e (b)- a terra dará a sua novidade e (c)- a árvore o seu fruto e (d)- a debulha se vos chegará à vindima e esta à semente e (e)- comereis o vosso pão a fartar e (f)- habitareis seguros na vossa terra” (Levítico 26.3-5) - adaptado. Não é maravilhoso!

Enquanto, desobedecer-Lhe, trás consequências desagradáveis. O homem provoca a ira divina e atrai maldição. “Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro desta lei para fazê-las” (Gálatas 3.10).
O homem perde o favor divino, e fica impedido de receber as bênçãos do Senhor. Jesus o diz na parábola do servo vigilante: “E o servo que soube a vontade do seu senhor e não se aprontou e não fez conforme a sua vontade será a castigado com muitos açoites” (Lucas 12.47).

Digamos com o salmista: “Escolhi o caminho da verdade; propus-me seguir os teus juízos [...] correrei pelo caminho dos teus mandamentos, quando dilatares o meu coração” (Salmo 119.30-32). Amém!

Texto do saudoso pastor José Lúcio Ribeiro Filho



Nenhum comentário:

Postar um comentário