sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

O DESTINO DA ALMA 

A pergunta: “Que é o homem mortal para que te lembres dele?” (Salmo 8.4), dar início a reflexão: O Destino da Alma. O homem é um ser tríplice, único ser em quem Deus deixou a Sua semelhança, compondo-o de espírito, alma e corpo; é um ser imortal, porque Deus o criou um ser moral. A Bíblia nos informa qual o destino de cada elemento dessa triplicidade:

I - O espírito. É a parte espiritual e invisível do homem. É dado por Deus na concepção, ainda na madre de uma mãe. O salmista narra: 


“Eu te louvarei, porque de um modo terrível e tão maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem. [...] Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe, e no teu livro todas estas coisas foram escritas, as quais iam sendo dia a dia formadas, quando nem ainda uma delas havia” (Salmo 139.14-16). Complementado em Eclesiastes 12.1 e 7: “Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade [...] antes que [...] o pó - corpo - volte a terra, como era, e o espírito volte para Deus, que o deu”. E em Gênesis 2.7 está bem esclarecido, leia-o.

Neste parágrafo temos o destino do espírito: Volta para Deus. E, também, após ser desencarnado, o corpo sem o espírito, volta para o pó, como era antes.

II - A alma. A alma é a parte imaterial do homem, inseparável do espírito, embora, distinto um do outro aos olhos de Deus, como diz a palavra: “Porque a Palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração” (Hebreus 4.12).

Neste parágrafo vemos o espírito, a alma, e o corpo, unidos e distinguidos na sua individualidade; o corpo representado pelas juntas e medulas e a sua sede: O coração. 
Deus trouxe o homem ao mundo; ao deixá-lo, o homem recebe o destino final. Na morte, o corpo volta para o pó de onde saiu; e o espírito e a alma são transferidos para a eternidade. 

Deus lhe pede: “Filho meu, dá-me o teu coração”. Quando findarem os teus dias, Deus transferirá teu espírito e alma à eternidade. Atenda seu pedido!
Texto do saudoso pastor José Lúcio Ribeiro Filho



Um comentário:

  1. Meu querido amigo e pastor Levi; eu entendi que o espírito e alma do salvo voltam juntos para a eternidade junto a Deus ; mas, e a alma do não salvo, vai pra onde, já que todo espírito volta a Deus que o deu?

    ResponderExcluir