domingo, 16 de abril de 2017

Ana, um exemplo de fidelidade





Expressar fidelidade em palavras, em momentos bons é muito fácil, mas viver o que dizemos nos prova como verdadeiros ou não.
Ao aceitarmos a Cristo temos a imagem de um Deus que tudo nos pode dar. Deus que pagará nossas dívidas, Deus que repara repara casamentos, Deus que cura. Esquecemos que ele vai muito além disso, a nossa visão de Deus é a visão de um Deus que é servo, nosso servo, o que ele não é. Deus faz faz tudo isso sim, e é um Deus de milagre, mas nós é que somos servos, nós é que devemos dar a ele toda honra e glória porque ele nos salvou, e nos deu o maior presente de todos, a salvação.



Antes de começar, sugiro que leiam o primeiro capítulo do livro de 1Samuel, para entender melhor a história de Ana.



Ana era uma mulher desonrada por ser estéril, uma moça pobre, que era constantemente humilhada, ia a igreja uma vez por ano,  em Siló, como era o costume da época, e nada levava de oferta, pois somente a sua vida tinha para enregar a Deus. Seu marido Elcana, tinha outra mulher chamada Fenena, quando um homem tinha sua primeira mulher estéril, ele tinha o direito de escolher outra para dar continuidade a sua geração.



Porém a mulher que Elcana, homem fiel a Deus, escolhera Fenena (Penina), que não era temente a Deus, uma mulher carnal que se aproveitou da lei da época, e conseguiu tudo sem nenhum esforço. Enquanto Ana, que orava e jejuava a Deus de todo o coração, mesmo em suas dificuldades, e sem nada a conquistar estava ali estéril, desonrada e humilhada por sua rival.



1Samuel 1:6:7 "A sua rival também a irritava, humilhando-a, porque Iahweh tinha fechado seu seio. E assim fazia Elcana todos os anos, sempre que eles subiam ao templo de Iahweh; Fenena a ofendia." (Tradução Bíblia de Jerusalém) 

Mas Ana continuou a adorar a Deus e sem murmurar permaneceu fiel, ela não usou a benção como uma moeda de troca para adorar a Deus, ela pedia, mas com um coração forte e sincero.
Embora não tivesse o que a sua rival tinha, e aos olhos carnais ser menor do que ela, Ana tinha algo que superava todo o tesouro da Terra e céus, tudo que ela precisava já estava com ela, a presença de Deus. Isso Fenena não podia acessar por atalho ou brecha de lei alguma. E com esse espírito de fidelidade Ana orou, Ana tinha fé e conhecia o seu Deus, e pediu em oração o seu filho:



1Samuel 1:9-11 Depois que comeram e beberam, Ana se levantou. O sacerdote Eli estava sentado em sua cadeira, no limiar da porta do santuário de Iahweh. Na amargura  de sua alma, ela orou e a Iahweh e chorou muito. E fez um voto dizendo: Iahweh dos Exércitos, se quiseres dar atenção à humilhação da tua serva e te lembrares de mim, e não te esqueceres da tua serva e lhe deres um filho homem, então eu o consagrarei a Iahweh por todos os dias da sua vida, e a navalha não passará sobre a tua cabeça."

E mesmo orando, no verso 12 do mesmo capítulo, Eli a julgou, achando que estivesse bêbada, ela então teve de se justificar ao mesmo.



Então Elcana tomou Ana para si, e ela engravidou, e concebeu o filho no tempo devido. cumpriu o seu voto com Deus, deu o nome do filho de Samuel, (que significa “Nome de Deus” ou 'Deus ouve' ) que ao ser desmamado foi entregue ao senhor junto com uma oferta de um novilho.



Depois de ser fiel a Deus, e ignorando tudo que havia passado, Ana deu a luz ao maior juiz da história de Israel. E quão grande foi a benção de Ana, que não precisou encurralar a Deus ou se afastar dos caminhos por vingança ao criador. Pois ela sabia que sem Deus nada seria e nada haveria de conquistar.



A história, deixa claro o quão ingrata é esta geração, que recusa um Deus que nos ama em todas situações mesmo quando não somos dignos dele, que nos dá livramentos que por sermos livrados é impossível ver.



Antes de de murmurar e dizer que a sua vida anda ruim, adore; pois se não passar desta fase em sua vida espiritual, certamente não passará pela porta do céu.

Em I Samuel capítulo 2, Ana cantou em agradecimento ao senhor, declarando todo seu amor e gratidão a ele.


Fonte: http://evangelico.blogspot.com.br/




Nenhum comentário:

Postar um comentário