quinta-feira, 26 de maio de 2016

O DOM GRATUITO DE DEUS 

O Dom Gratuito de Deus é um tema teológico de profundidade. Não é pretensão de quem escreve esta reflexão, fazer uma exegese sob o assunto, neste espaço,mas, apenas, noções do seu significado, à luz do texto bíblico seguinte: 

“Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram. [...] Todavia, não é assim o dom gratuito como a ofensa; porque, se, pela ofensa de um só morreram muitos, muito mais a graça de Deus e o dom pela graça de um só homem, Jesus Cristo, foram abundantes sobre muitos. [...] Se, pela ofensa de um e por meio de um só, reinou a morte, muito mais os que recebem a abundância da graça e o dom da justiça reinarão em vida por meio de um só, a saber, Jesus Cristo. Pois, assim como, por uma só ofensa, veio o juízo sobre todos os homens para a condenação, assim também, por um só ato de justiça, veio a graça sobre todos os homens, para a justificação que dá vida”. (Rm. 5.12,15-18).

Algumas coisas se sobrepõem à outras. Observemos:
1. Como a morte entrou no mundo? O próprio texto assegura que foi através do pecado; o aguilhão da morte é o pecado. (I Coo. 15.55).
2. O que ou quem é o Dom gratuito? O Dom gratuito, também chamado, o Dom Inefável, (II o. 9.15), é Aquele sobre quem diz o texto inicial: Se pela ofensa de um só reinou a morte, (Adão) muito mais por meio de um só, a saber, Jesus Cristo, abundou a graça e o dom da justiça. Eis o Dom Gratuito!
3. Por que a graça é muito mais do que a ofensa? Porque a graça é o próprio Senhor Jesus Cristo; (Tito 2.11) Também é o Dom Gratuito de Deus. João nos dá a notícia de que por Ele vieram a graça e a verdade. (1.17)
4. Como entender que por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens, para a justificação que dá vida? O profeta já descrevera a resposta. (Isaías 53.1-11) Leia-a!
Meditem nestas verdades; creiam na palavra de Deus; recebam o Dom Gratuito de Deus, Jesus Cristo, e d’Ele, a vida eterna. Pela graça sois salvos por meio da fé; é dom de Deus!


Texto do Pastor José Lúcio Ribeiro Filho


Nenhum comentário:

Postar um comentário