DE UNIGÊNITO A PRIMOGÊNITO
De Unigênito a Primogênito, Quem conduz o leitor a refletir sobre Jesus Cristo como o Filho de Deus. Dos 31.173 versículos da Bíblia, apenas um, chamada de a Bíblia em Miniatura, o Senhor Jesus é anunciado como o FILHO UNIGÊNITO.
I - O PAI apresenta o FILHO: “sendo Jesus batizado, [...] se lhe abriram os céus, e viu o Espírito Santo de Deus descendo como pomba e vindo sobre Ele. E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o Meu FILHO AMADO, em que me comprazo” (Mateus 3.16-17).
II - Jesus se alto apresenta, dizendo: “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu FILHO UNIGÊNITO, para que todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3.16).
III - João deu testemunho: “Nisto se manifesta a caridade de Deus para conosco: Que Deus enviou Seu FILHO UNIGÊNITO ao mundo, para que por Ele vivamos” (I João 4.9).
Isto Deus-Pai prometeu antes da fundação do mundo: “[...] segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, “ANTES DOS TEMPOS DOS SÉCULOS e que se manifestou, agora, com a aparição de nosso Salvador [...]” o qual aboliu a morte e trouxe à luz a vida e a incorrupção, pelo evangelho” (II Timóteo 1.9-10).
Destaques do texto: (a) - Ele aboliu a morte; (b) - trouxe a luz à vida; e (c) - a incorrupção pelo Evangelho.
Jesus é, também, o PRIMOGÊNITO: “Ele nos tirou da potestade das trevas e nos transportou para o Reino do FILHO DO SEU AMOR, em quem temos a redenção pelo Seu sangue [...] o qual é a imagem do Deus invisível, o PRIMOGÊNITO DE TODA CRIAÇÃO; porque Nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por Ele e para Ele. E Ele é antes de todas as coisas e todas as coisas subsistem por Ele”.
Depois da ressurreição Jesus se tornou: “[...] cabeça do corpo da igreja; o princípio e o PRIMOGÊNITO DENTRE OS MORTOS, para que em tudo tenha a preeminência, porque foi do agrado do PAI que toda plenitude Nele habitasse” (Colossenses 1.13-16-19).
E, mais: “Jesus Cristo é a fiel testemunha, o PRIMOGÊNITO DOS MORTOS e o PRÍNCIPE dos reis da terra” (Apocalipse 1.5). Não é maravilhoso?
Texto do saudoso pastor José Lúcio Ribeiro Filho
Nenhum comentário:
Postar um comentário