sábado, 14 de janeiro de 2023

É TEMPO DE APRENDER 

Em todo tempo é tempo de aprender. O título tem a pretensão de despertar interesse pela matéria que trará à tona duas questões, polêmicos para muitos e incompreendidas por tantos outros, viabilizando aos seguidores do divino Mestre, melhor conhecimento dos propósitos de Deus contidos em Sua santa palavra, estimulando-os à segui-Lo com confiança e determinação em sua jornada para o céu.

Quanto mais e melhor conhecermos as armas ou ferramentas de trabalho, melhor desenvolveremos nossas atividades perante o Senhor. É o que se depreende da Escritura que diz: “O povo que conhece o seu Deus se tornará forte e ativo” (Daniel 11.32-b). Portanto, “conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor”.

Primeiro questionamento: Não havendo lei, o pecado não é imputado. É o que nos ensina a palavra: “Porque todos os que sem lei pecaram sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram pela lei serão julgados” (Romanos 2.12). Ora, “A morte reinou desde Adão até Moisés, [...]” (Romanos 5.14). Por quê? Como explicar isto? “Porque, até à lei estava o pecado no mundo, mas o pecado não é imputado não havendo lei” (Romanos 5.13). Está escrito que a “força do pecado é a lei” (I Coríntios 15.56). E, não havia lei no período.

Assim, afirmamos: Não se pode atribuir pecado à transgressão, se não há lei que o estabeleça. É o que se entende. Veja bem, embora pecadores, os homens não transgrediam uma lei específica. Magoavam a Deus, feriam os princípios por Ele ensinados, mas não havia transgressão a uma lei. (Vê Oséias 6.5). Releia para melhor compreender.

Segundo questionamento. A blasfêmia contra o Espírito Santo “não terá perdão, nem neste mundo nem no porvir” (Mateus 12.32). Pergunta-se, pois: Haverá perdão no mundo vindouro? Preste atenção: Depois do arrebatamento da igreja, ficarão povos e nações com Israel que não subirão. Esses hão de ver sinais e prodígios divinos durante os sete anos da grande tribulação. Muitos se arrependerão dos seus pecados, inclusive da blasfêmia. Terminado o período, Jesus descerá com Sua Igreja, para reinar mil anos na terra; Esse milênio é o mundo vindouro: “não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro”. 

No patamar da glória de Deus, somente entrarão os lavados no sangue de Jesus. Não necessitarão de perdão (I Coríntios 6.11). Converta-se ao Senhor, que poderoso é em perdoar!

Texto do saudoso pastor José Lúcio Ribeiro Filho



Nenhum comentário:

Postar um comentário