segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

DICA DE SAÚDE DA SEMANA

VOCÊ TEM FURÚNCULO?



O furúnculo é uma infecção da pele causada por bactéria. Envolve um folículo piloso, a glândula sebácea e o tecido subcutâneo próximo. O que o caracteriza é a formação de um nódulo bastante doloroso, endurecido, avermelhado e quente, geralmente com uma área amarelada no centro (presença de pus). A bactéria causadora geralmente é a Staphylococcus aureus, ela pode ser encontrada na pele e dentro do nariz. Mas o furúnculo também pode ser causado por outras bactérias ou fungos. Eles podem aparecer em qualquer parte do corpo e pode haver mais de um ao mesmo tempo. Geralmente surgem em regiões com mais pelos e expostas à umidade, atrito e pressão.

Existem alguns fatores que são de risco, pois facilitam o surgimento desses nódulos. São eles: diabetes, doenças de pele (acne ou eczema), contato físico com pessoas com furúnculo, imunidade comprometida e obesidade. Os sintomas mais comuns são:
* Surgimento de nódulo avermelhado, doloroso e cheio de pus;
* Crescimento no tamanho do nódulo conforme se enche de pus;
* Vermelhidão e suor da pele a redor no nódulo;
* Fadiga, mal-estar, febre e coceira antes do aparecimento do furúnculo.

Pequenos furúnculos podem ser tratados em casa, aplicando-se compressas quentes para o alívio da dor, favorecendo a drenagem natural do pus. No caso de furúnculos maiores, o médico pode indicar algum tratamento mais específico como incisão e drenagem, onde o especialista realiza uma pequena incisão no centro do furúnculo para drenar todo o pus. Além disso, pode ser necessário o uso de antibióticos, caso ele venha acompanhado de infecções bacterianas.

Nunca se deve espremer um furúnculo! Na maioria dos casos, há rompimento espontâneo, sem necessidade de drenagem cirúrgica. Espremer pode agravar a lesão, empurrando ainda mais a infecção para dentro da pele. Somente o médico pode dizer o medicamento adequado para cada caso, assim como a dosagem correta e duração do tratamento.

Enfermeira Rebeca Revorêdo Sinedino



Nenhum comentário:

Postar um comentário