segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

DICA DE SAÚDE DA SEMANA

VOCÊ SABE O QUE É APENDICITE?

O apêndice é um prolongamento do ceco que sai da primeira parte do intestino grosso, localizado na região inferior direita abdominal. Possui aproximadamente 10 cm de comprimento e seu formato lembra o de um verme, por isso é chamado de apêndice vermiforme. 
Sendo assim, a apendicite consiste na inflamação do apêndice. As causas para ocorrer essa inflamação nem sempre são claras, porém há situações que já são conhecidas, como obstrução causada por fezes ou gordura, além de infecção. Nesses casos, um bactéria (normalmente presente) se multiplica, levando à inflamação e edema (inchaço), em muitos casos, com presença de pus. Se a apendicite não for tratada o quanto antes, pode ocasionar o rompimento do apêndice. Qualquer pessoa, de qualquer idade pode sofrer de apendicite, entretanto, ocorre mais comumente em indivíduos com idade entre 10 e 30 anos. O sintoma principal é a dor abdominal que pode se apresentar de forma branda no início, tornando-se cada vez mais forte e aguda. 
À medida que as horas passam, a inflamação vai aumentando e a dor se concentra diretamente na região acima do apêndice (ponto de McBurney). Além disso, outros sintomas podem surgir como vômitos, náuseas, febre e diminuição do apetite. Nos casos de rompimento do apêndice, a dor desaparece por um período de tempo. Contudo, há inflamação e infecção da cavidade abdominal (peritonite), piorando a dor e intensificando os sintomas, principalmente ao fazer movimentos fortes, como tossir ou espirrar. 
Esses sintomas posteriores podem incluir calafrios, constipação, diarreia e até tremores. O tratamento para a apendicite é cirúrgico (apendicectomia) que consiste em sua retirada. O apêndice não é um órgão sem utilidade, na verdade, a sua parede contém tecido linfático que auxilia na produção de anticorpos, além de servir de reservatório de bactérias intestinais que auxiliam no processo digestório, entretanto, sua remoção não causa nenhum dano ao paciente. 
A cirurgia pode ser realizada através de uma incisão no lado direito do abdome ou por videolaparoscopia, onde são feitos três pequenos orifícios na região abdominal, inserindo-se uma câmera para viabilizar a visualização do procedimento. 
A laparoscopia é um método menos invasivo, permitindo um tempo de recuperação menor. No geral, a internação dura 1 ou 2 dias, caso não ocorra nenhuma complicação. Os primeiros 7 dias devem ser de repouso total, evitando esforços. O médico dirá o tempo de recuperação adequado para cada caso.
Enfermeira Rebeca Revorêdo Sinedino



Nenhum comentário:

Postar um comentário