sexta-feira, 31 de janeiro de 2020


AS MANIFESTAÇÕES DO AMOR

O Dicionário da Língua Portuguesa define o amor como “Sentimento que predispõe as pessoas a desejarem o bem de outrem; afeição ou ternura entre membros de uma família; inclinação de uma pessoa por outra, de caráter profissional e/ou sexual etc.”.
O amor (grego) encontra espaço para importantes relacionamentos. Postamos aqui, cinco formas interessantes do amor, com a suas significações:

EPITUMIA. Esta palavra define o amor como atração entre pessoas, desejo lascivo e simples, e ao final, progride para o amor Eros. Os discípulos de Jesus são exortados a observarem I João 2.15-17, e atentarem para o que diz I Coríntios 6.15-16. Sabendo que o perigo ronda a moral, para atingir e fragilizar o espiritual.

EROS. Este tipo de amor está definido como o amor equivalente a paixão romântica; sentimento forte, dividido entre duas pessoas, em seu relacionamento carnal ou sentido sexual. Em Provérbios 5.17-21 os amantes da palavra de Deus são orientados a terem domínio próprio. 

STORGE. Este tipo de amor alcança a afeição natural entre pais e filhos, irmãos e irmãs, marido e mulher. Este tipo de amor está manifesto no ensino encontrado: (Efésios 5.22-26; 6.1-4).

PHILEU. Escrito também, com a grafia: Philia. Este tipo de amor trata da amizade, da comunicação, da camaradagem, compartilha pensamentos e cuida da proximidade entre pessoas. Encontramos este tipo de amor, na Parábola de Jesus que define quem é o nosso próximo. (Lucas 10.30-37).

AGAPE. Este é o chamado amor de Deus: incondicional, sacrificial e que valoriza a pessoa amada. Exatamente assim, “Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3.16).

Por que escrever sobre este tema? Bem! Estão vulgarizando a instituição família, como se não tivesse qualquer importância, como se de Deus não fosse, como se casar fosse apenas, uma mudança da vida de solteiro, para outro estágio sem responsabilidade, cujo compromisso matrimonial estivesse à disposição para ser desfeito a bel prazer.

Deus instituiu o casamento, sim! Crises na família são meros desafios. Pense! Se seu carro quebrar na estrada, você o deixa e vai embora? Claro que não! Assim será o seu cônjuge: Não o deixe no caminho da vida por nada; viva a sua união conjugal, “até que a morte vos separe”. Assim seja!


Texto do pastor José Lúcio Ribeiro Filho




ANIVERSARIANTES DO DIA!

 A amiga e irmã Eliene Souza de Mipibu/RN que está em Moçambique

 O amigo Zezinho Miranda de Nísia Floresta/RN

O amigo Sibério André de Mipibu/RN

O blog Mipibu em Cristo parabeniza os nossos aniversariantes, desejando-lhes muitas felicidades nesta data especial.




quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

ANIVERSARIANTES DO DIA!

 A amiga e irmã Elienai Querino de Arez/RN

A amiga Maria da Conceição de Mipibu/RN

O blog Mipibu em Cristo parabeniza os nossos aniversariantes, desejando-lhes muitas felicidades nesta data especial.




quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

O que é ser discípulo?

Ser um discípulo é viver com um Deus criativo, que cada dia faz acontecer algo novo.

(Foto: Szilvia Basso)
Quais as características de um discípulo?
Ser discípulo é querer crescer, somente aquele que descobre a alegria e o excitamento de crescer está preparado para liderar o povo de Deus. Crescer é estar aberto a novos lugares, novas experiências e novos desafios. Ser um discípulo significa muitas vezes ficar sozinho, ter uma pequena fé, sentir medo ou dúvidas, mesmo assim seguir em frente sem desistir apesar do medo.

Você já passou por alguma dessas fases?
É ter fraquezas, sabendo que nelas o poder de Deus aperfeiçoa-se, ser livre, mas tornar-se escravo de todos, aprender a servir e amar o próximo como a você mesmo.
É viver numa fronteira, numa corda bamba, andando por um fio, entre a vitória e a derrota, entre o sucesso e a queda.

Viver uma criativa tensão entre fé e medo, entre crer e não crer, muitas vezes dizer: “Se possível passa de mim este cálice”.

Qual deve ser a atitude do discípulo durante as crises?
É na crise que surgem nossos velhos fantasmas e problemas, entretanto, Deus faz nascer novas oportunidades e nos revela passos para adiante, fazendo com que vivamos no presente Seu futuro reino, é trazer o que não existe para o agora e para o já!
É ter um estilo de vida tal, que uns respeitam, outros critiquem e muitos outros querem imitar.

Ser um discípulo é viver com um Deus criativo, que cada dia faz acontecer algo novo, de tal modo que nos é impossível relatar todas as nossas experiências.
É ter a experiência do ontem, mas viver um novo e pleno hoje.
Na presença de Deus existe dinâmica e alegria. Deus é Deus da aventura e do excitamento.
Rotina não existe no dicionário de Deus. Seja discípulo!

Por Josué Gonçalves, terapeuta familiar através de seminários, encontros e congressos realizados anualmente. Autor dos livros “12 Verdades que Todo Filho gostaria que os Pais Soubessem” e “Pastor: Sua Família e Seus Desafios”.



ANIVERSARIANTES DO DIA!

 A amiga e irmã Marileide Félix de Mipibu/RN

Nosso primo Liedson de Souza de Mipibu que está em Moçambique/RN

O blog Mipibu em Cristo parabeniza os nossos aniversariantes, desejando-lhes muitas felicidades nesta data especial.




terça-feira, 28 de janeiro de 2020

ANIVERSARIANTES DO DIA!

A amiga Vivi Silva de Mipibu/RN

 O amigo Marcelo Varela de Mipibu/RN

O blog Mipibu em Cristo parabeniza os nossos aniversariantes, desejando-lhes muitas felicidades nesta data especial.




segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

DICA DE SAÚDE DA SEMANA

VOCÊ SABE O QUE É CONCUSSÃO CEREBRAL?


A concussão se caracteriza por um tipo de traumatismo craniano que provoca uma perda temporária da consciência, pois o paciente fica desacordado por alguns segundos. Normalmente a recuperação é completa; o paciente pode ter apenas um certo esquecimento do que ocorreu momentos antes ou depois da lesão. 

A concussão é provocada por uma pancada forte na cabeça e em muitos casos não existem sinais externos do trauma. A concussão pode afetar a memória, os reflexos, o equilíbrio, a fala, o julgamento e até mesmo a coordenação muscular da vítima. Por esse motivo, até as concussões leves devem ser levadas a sério. 

O nosso cérebro tem uma consistência parecida com uma gelatina e está protegido dentro do crânio envolvido no líquor (líquido cefalorraquidiano), assim um forte golpe na cabeça, no pescoço ou na parte superior do corpo pode provocar um deslizamento cerebral contra as paredes internas do crânio; o que pode resultar em uma lesão que afeta a função do cérebro, por um período limitado, provocando sinais e sintomas da concussão. Uma lesão cerebral desse nível pode causar uma hemorragia em torno do cérebro, levando à sonolência prolongada e confusão mental. 

O sangramento pode ser fatal à vítima, por isso, qualquer pessoa que recebe uma pancada forte na cabeça precisa de acompanhamento nas horas seguintes ao ocorrido e de atendimento de urgência, caso haja piora dos sintomas. Existem fatores que aumentam as chances de ter uma concussão cerebral, como: história pessoal de concussão, quedas (principalmente em idosos), acidentes de trânsito, ser vítima de abuso sexual, ser soldado em combate e praticar esportes de queda ou de impacto. 

Os sintomas de uma concussão podem não ocorrer logo após o trauma; existem casos que podem levar dias até ser percebida alguma mudança; mas existem sintomas principais que devem ser observados: perda de memória recente, confusão e dificuldade de concentração, incapacidade de manter um fluxo de pensamento coerente e incapacidade de fazer uma sequência de movimentos guiados por objetos. Além desses principais, outros sintomas podem estar presentes: náuseas e vômitos, problemas na visão, tontura, dor de cabeça, fotofobia, zumbido no ouvido, desequilíbrio e até mesmo perda da visão e/ou olfato. 

A concussão cerebral comumente ocorre em crianças pequenas e nem sempre o bebê ou a criança saberá dizer o que está sentindo, por isso deve-se observar o comportamento dela para identificar a concussão. É importante ficar atento aos sintomas: choro excessivo, mudança nos padrões de sono e alimentação, perda do equilíbrio ou andar instável, irritação e mau-humor, cansaço aparente, agitação e perda do interesse em brinquedos e jogos favoritos. É importante buscar atendimento médico se a criança sofreu algum ferimento ou colisão na cabeça, mesmo que o atendimento de emergência não seja preciso. 

No caso dos adultos, deve-se buscar atendimento de urgência quando apresentam sinais como perda da consciência por mais de 30 segundos, vômitos repetidos, fala arrastada ou alterações na fala, dor de cabeça que piora com o passar do tempo, confusão mental ou desorientação, alterações de comportamento e mudanças na coordenação física. É de suma importância ressaltar que não deve-se voltar a treinar ou jogar enquanto sinais de uma concussão estão presentes. O ideal é que o atleta só volte às suas atividades de costume após uma avaliação por profissionais de saúde devidamente treinados. Descansar é a melhor maneira de se recuperar de uma concussão; portanto é imprescindível evitar o esforço físico e mental até o fim dos sintomas. 

Enfermeira Rebeca Revorêdo Sinedino



ANIVERSARIANTES DO DIA!

O amigo e irmão Afonso Lima de Mipibu/RN

  A amiga e irmã Kaline Torres da ADPaz zs Natal/RN

O amigo e irmão Júnior Silva de Mipibu/RN

O blog Mipibu em Cristo parabeniza os nossos aniversariantes, desejando-lhes muitas felicidades nesta data especial.




domingo, 26 de janeiro de 2020


Projeto de lei prevê limite de barulho em cultos e estipula multas para igrejas



Um projeto de lei que está sendo discutido no Senado poderá unificar as regras que estabelecem os parâmetros de barulho permitidos para cultos e demais celebrações religiosas. Se aprovada, medida deverá obrigar igrejas a investirem em isolamento acústico.


O tema vem sendo debatido no Congresso Nacional levando em conta a necessidade de que as regras sejam padronizadas no país. Hoje, cidades e estados têm leis que adotam parâmetros de ruído e outros detalhes que variam entre si.

Segundo informações da revista Exame, o projeto é de autoria do deputado Carlos Gomes (Republicanos-RS) – pastor licenciado da Igreja Universal -, e já foi aprovado na Câmara dos Deputados. Em suma, a proposta estabelece que a propagação sonora dos cultos não deve ultrapassar 85 decibéis nos templos situados em zonas industriais, 80 decibéis em zonas comerciais e 75 decibéis em áreas residenciais durante o dia.

À noite, a restrição sonora prevista é maior: entre 22h00 e 06h00, o ruído emitido deve se limitar a 10 decibéis a menos em cada uma das áreas. Muitos problemas são registrados entre igrejas e vizinhos por conta do excesso de barulho dos cultos. Em muitos casos, a Justiça condena as congregações, impondo indenizações.

Em termos de comparação, uma praça de alimentação de um shopping center na hora do almoço produz, aproximadamente, 70 decibéis.

O PL 5.100/2019 prevê que as medições da propagação sonora sejam feitas pelas autoridades ambientais acompanhadas por representantes indicados pelos responsáveis pelos templos. O projeto também indica que um tempo de adaptação deve ser definido, deixando a punição para um segundo momento, em caso de descumprimento da lei.


A constatação dos casos de excesso de emissão sonora deverá ser feita através de três medições, com intervalos de 15 minutos entre cada uma. A média de decibéis registrados nessas medições será o número considerado para a aferição, o que pode resultar em advertência ou multa, em casos de reincidência. Os ruídos produzidos por fontes de barulho próximas às igrejas e demais templos religiosos serão descontados da medição.

A proposta prevê, também, que os responsáveis pela igreja ou templos de outras religiões tenham 180 dias para adoção de medidas que adequem a emissão de ruído ao estabelecido em lei. Caso nada seja feito, ou as medidas sejam insuficientes, uma multa entre dez e mil ORTNs (a Obrigação Reajustável do Tesouro Nacional equivale atualmente a R$ 1,66) será aplicada.

Caso o templo em questão conte com incentivos e benefícios fiscais concedidos pelo Poder Público, esses benefícios serão perdidos, assim como a participação em linhas de financiamento em estabelecimentos oficiais de crédito, chegando ao extremo de suspensão das atividades religiosas.

O andamento do projeto depende do relatório e voto do senador Luiz Pastore (MDB-ES) na Comissão de Meio Ambiente (CMA). Após apresentação, ele será votado na comissão e depois, no plenário do Senado. Caso aprovado, segue para sanção ou veto do presidente da República.


Leão da Tribo de Judá