terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Arqueólogos dizem ter encontrado mesa que sustentou a Arca da Aliança

A mesa de pedra foi encontrada sobre duas rochas menores perto de Bete-Semes, em Israel.

A mesa de pedra foi encontrada sobre duas rochas menores. (Foto: Dr. Zvi Lederman)
Um templo de 3.100 anos descoberto perto de Bete-Semes, em Israel, pode ter uma conexão com a Arca da Aliança, segundo arqueólogos.
O sítio arqueológico que está em escavação desde 2012 em uma colina nos arredores de Bete-Semes, 20 km a oeste de Jerusalém, descobriu recentemente uma mesa de pedra, que ecoa a narrativa bíblica de uma edificação na qual a Arca da Aliança foi colocada.
A mesa foi encontrada dentro de uma estrutura considerada um templo graças à sua construção — o edifício era um quadrado perfeito, com paredes de 8,5m de comprimento, cujos cantos alinhavam-se com os pontos cardeais. Além disso, o local continha duas grandes pedras côncavas com calhas, que podem ter sido usadas para ofertas, e uma vasta gama de cerâmica e ossos de animais, indicando atividades de culto com holocaustos.
“Há muitas evidências de que este era realmente um templo”, disse o prof. Shlomo Bunimovitz, da Universidade de Tel Aviv, ao Haaretz. “Quando você olha para a estrutura e seu conteúdo, fica muito claro que esse não é um espaço doméstico padrão, mas algo especial”.
A estrutura da mesa, uma enorme laje de rocha colocada sobre duas rochas menores, representava um desafio maior.
“No começo, pensávamos que era uma massebah (pilar sagrado) que havia caído”, disse o Dr. Zvi Lederman, que lidera a escavação. “Mas logo percebemos que era para ser uma mesa”.
A descoberta é significativa porque se relaciona com o período da “grande pedra” em que a Arca da Aliança teria sido colocada quando foi levada a Bete-Semes, após ser devolvida pelos filisteus, conforme relatado no livro de Samuel.
“A carroça chegou ao campo de Josué, de Bete-Semes, e ali parou ao lado de uma grande pedra. Então cortaram a madeira da carroça e ofereceram as vacas como holocausto ao Senhor. Os levitas tinham descido a arca do Senhor e a caixa com os objetos de ouro e colocado sobre a grande pedra. Naquele dia, o povo de Bete-Semes ofereceu holocaustos e sacrifícios ao Senhor”, diz 1 Samuel 6:13-15.


Local de escavação arqueológica perto de Bete-Semes. (Foto: Autoridade de Antiguidades de Israel)

No entanto, Lederman evita vincular a mesa de pedra diretamente com a pedra mencionada na Bíblia, apontando que tal conclusão seria quase impossível de ser provada arqueologicamente.
Ele também aponta que existem algumas inconsistências entre a narrativa e a evidência. Por um lado, dizia-se que a pedra estava localizada em um campo abaixo da cidade, não em um templo em uma colina.
“Não é fácil descompactar todas as reviravoltas da história que acabaram na Bíblia e descobrir o que as pessoas se lembram, o que era histórico e o que foi adicionado mais tarde”, disse Bunimovitz.
Outros estudiosos também estão abertos à possibilidade. Avraham Faust, professor de arqueologia da Universidade de Bar-Ilan, observa que houve uma tendência no passado de encaixar achados arqueológicos na narrativa bíblica. Isso, por outro lado, provocou uma tendência inversa, que descarta de imediato os vínculos bíblicos.
“É uma suspeita automática e às vezes justificada, mas não acho que seja esse o caso aqui”, disse Faust. “Esta é uma pedra perceptível, colocada em uma posição visível dentro do que parece um templo. Então existem muitos pontos que podem conectar essa descoberta a uma antiga tradição que pode ter entrado na história bíblica. Não sei se eles estão certos ou errados, mas acho que deve ser examinado com cuidado”.

Fonte: https://guiame.com.br



ANIVERSARIANTES DO DIA!

 A amiga e irmã Jaqueline Ewelin de Mipibu/RN

O amigo Danyel Alexandre de Mipibu/RN

O blog Mipibu em Cristo parabeniza os nossos aniversariantes, desejando-lhes muitas felicidades nesta data especial.



segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

DICA DE SAÚDE DA SEMANA

ATENÇÃO À TVP (TROMBOSE VENOSA PRONFUNDA)!

A trombose dá-se pela formação de um coágulo de sangue nas veias, geralmente das pernas e coxas. Esse coágulo impede a passagem do sangue e leva à dores e/ou edema (inchaço) na região afetada. Isso pode se complicar, caso esse coágulo se solte dessa região e se desloque para a corrente sanguínea; causando o que conhecemos como embolia (que pode ocorrer nos pulmões, coração, cérebro ou outra região). Se não tratada rapidamente, pode levar à morte.

Alguns fatores de risco para o desenvolvimento desse coágulo são:
* Permanecer por muito tempo em uma mesma posição (sentado, dirigindo, em um avião, deitado, hospitalizado...);
* Histórico familiar da doença;
* Doenças que atinjam os vasos sanguíneos;
* Gravidez (aumenta a pressão exercida sobre os vasos sanguíneos);
* Uso de pílulas anticoncepcionais, reposição hormonal;
* Tabagismo;
* Obesidade;
* Pessoas com mais de 60 anos de idade.

Em muitos casos, o paciente pode não apresentar sintomas. No entanto, alguns sinais da doença são: dores nas pernas; sensação de queimação, vermelhidão, inchaço.


Muitos casos de trombose se resolvem com o tratamento adequado, mas a doença pode voltar. Se não tratada, pode evoluir para outros problemas, ainda mais graves, levando à morte. Por isso, fique atento aos sintomas, procure assistência médica, siga as orientações necessárias e o uso dos medicamentos adequados.

Enfermeira Rebeca Revorêdo Sinedino



ANIVERSARIANTES DO DIA!

 A amiga e irmã Islani Leonardo de Mipibu/RN

A amiga Maria José Pacheco de Mipibu/RN

O blog Mipibu em Cristo parabeniza os nossos aniversariantes, desejando-lhes muitas felicidades nesta data especial.




domingo, 29 de dezembro de 2019

VAMOS REFLETIR NA PALAVRA

Levantou-se grande temporal. (Mc 4.37.)
Algumas das tempestades da vida vêm de repente: uma grande dor, um desapontamento amargo, uma derrota esmagadora. Outras vêm devagar: aparecem nos recortes do horizonte, pequenas como a mão de um homem; mas a aflição que parecia tão insignificante se espalha até cobrir o céu, e nos confunde. Contudo, é na tempestade que Deus nos prepara para o Seu serviço.
Quando Deus quer um carvalho, Ele o planta num lugar onde as tormentas o fustigarão e onde as chuvas baterão contra ele, e é no meio da batalha contra os elementos que o carvalho ganha suas fibras rijas e se torna o rei da floresta.
Quando Deus quer aperfeiçoar um homem, Ele o coloca em alguma tempestade. A história dos grandes homens é sempre de rudezas e asperezas. Nenhum homem se faz, enquanto não tiver passado pelas ondas da tormenta e encontrado a resposta da sua oração: “Ó Deus, toma-me, quebranta-me, faze-me”.
As belezas da natureza surgem após as chuvas. A beleza da montanha nasce na tempestade.
E os heróis da vida são os que foram açoitados pela tormenta e marcados pela batalha. Todos nos já estivemos na tempestade e em meio aos açoites dos ventos. Quais foram as conseqüências? Ficamos feridos, cansados e abatidos no vale? Ou nos erguemos aos picos de uma vida mais rica, mais profunda, mais estável? Nós nos tornamos mais ternos e compassivos para com os feridos da tormenta e marcados da batalha? – Selecionado
Só pode consolar Quem simpatiza. Só simpatiza Quem também sofreu. Por isso nos consola o Homem de dores, Pois nossas dores Padeceu. E na fornalha da aflição Deus nos prepara Pra levarmos também Consolação.

QUE O SENHOR NOSSO DEUS NOS ABENÇOE E QUE ESTA PALAVRA SEJA APLICADA EM NOSSOS CORAÇÕES.



ANIVERSARIANTES DO DIA!

 A amiga Simone Pereira de Mipibu/RN

 O amigo Dário Silveira de Mipibu/RN

A amiga Mércia Lima de Mipibu/RN

O blog Mipibu em Cristo parabeniza os nossos aniversariantes, desejando-lhes muitas felicidades nesta data especial.



sábado, 28 de dezembro de 2019

AGENDA 2020 DO MINISTÉRIO DA FAMÍLIA NA ADPAZ EM NATAL/RN






ANIVERSARIANTES DO DIA!

 O amigo Rudimar Ramon de Mipibu/RN

 O amigo Rogério Lucas de Mipibu/RN

A amiga Thatiane Costa de Mipibu/RN

O blog Mipibu em Cristo parabeniza os nossos aniversariantes, desejando-lhes muitas felicidades nesta data especial.



sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

Turismo cristão em Jerusalém bate recorde neste Natal



Os hotéis em Jerusalém, Nazaré e Belém estão com 100% de lotação. Às vésperas do Natal, o turismo na Terra Santa registra o maior recorde de todos os tempos, com festividades e celebrações de sobra entre árvores de Natal gigantes, mercados natalinos e cerimônias tradicionais nas Igrejas da Natividade e do Santo Sepulcro.

A expectativa é a de que, em 2019, cerca de 4,5 milhões de visitantes -a maioria cristãos- andem pelas ruas de Israel, entre cidades bíblicas e a moderna Tel Aviv. Só em Jerusalém, 165 mil peregrinos são esperados na semana do Natal. Em Nazaré, 80 mil.

Os números são 10% maiores do que os de 2018. Mas a comparação com o começo do século 21 é que impressiona. Em 2002, por exemplo, apenas 860 mil pessoas visitaram Israel durante todo o ano -pouco mais do que se espera receber apenas em novembro e dezembro deste ano (660 mil).

A cidade de Belém, na Cisjordânia, onde, segundo a tradição cristã, nasceu Jesus, não registrou turismo algum durante o Natal de 2002. Dezessete anos depois, Belém receberá mais de 100 mil peregrinos só para a época do Natal e 1,5 milhão de janeiro a dezembro.

Como, de um local considerado extremamente perigoso, Israel (e a adjacente Cisjordânia) se tornou um dos destinos mais procurados por turistas de todo o mundo, incluindo famílias inteiras em busca da experiência natalina?

Por incrível que pareça, a resposta é: segurança. Não que israelenses e palestinos tenham chegado à furtiva paz. Mas, em comparação com o aumento da violência e de atentados terroristas pelo mundo, a Terra Santa se tornou um dos lugares mais tranquilos para turistas.

– Os visitantes percebem Israel como um destino seguro, ao contrário da imagem das últimas décadas. O número de atentados diminuiu e não aparecemos mais tanto nos noticiários internacionais. Fora isso, há violência em todos os lugares. Os europeus, por exemplo, já se acostumaram com atentados terroristas por lá- diz Raed A. Leil, gerente geral do Hotel da Associação Cristão de Moços (YMCA) de Jerusalém.

Amir Halevi, diretor-geral do Ministério do Turismo de Israel, também falou sobre o tema.

– No mundo, entenderam que, se há terrorismo em qualquer lugar, é melhor estar em Israel. Há países que não sabem lidar com casos de ataques. Nós sabemos – explicou.

Poucos se aventuravam a desbravar locais históricos e religiosos em meio à Segunda Intifada palestina (2000-2005), um dos mais violentos e duradouros confrontos do conflito entre israelenses e palestinos, quando carros e ônibus-bomba explodiam nas ruas de Jerusalém e de Tel Aviv. Nos mais de quatro anos da intifada (revolta, em árabe), mil israelenses morreram em ataques terroristas cometidos por palestinos e 3 mil palestinos nas reações militares israelenses.


A partir de 2005, com o fim da intifada, o turismo na Terra Santa patinou entre 2 e 3 milhões de visitantes por ano. Até que, em 2016, começou a crescer exponencialmente até o resultado recordista de 2019. Além da queda do número de incidentes violentos e do aumento do terrorismo em outros países, há outros motivos. Um deles é a queda no preço das passagens aéreas com a entrada em massa de companhias low-cost no mercado israelense. Hoje, quem procura encontra passagens por apenas US$ 80 de alguns pontos da Europa para Tel Aviv.

Voos diretos como o da Latam para Israel (com saída em Santiago, no Chile, e escala em São Paulo) também fizeram a diferença. Desde a inauguração da rota, em dezembro de 2018, mais de 83 mil passageiros viajaram da América do Sul para Israel. Talvez tenha sido um dos motivos para o aumento do turismo do Brasil. De janeiro a novembro, 77 mil brasileiros desembarcaram no país, 32% a mais do que 2018 (58,2 mil).

Outro motivo da explosão turística israelense é uma mudança na imagem do país como um local apenas de conflitos para um destino de diversão. Se Jerusalém, Belém e Nazaré são as cidades preferidas de turistas religiosos, Tel Aviv passou a se destacar como destino cultural, principalmente gay-friendly, com bares, restaurantes, festivais e eventos o ano inteiro.

– Fizemos uma mudança estratégica mercadológica nos últimos três anos. Sabemos que há discussões pelo mundo sobre a quem pertence a Terra Santa, a palestinos ou israelenses. Não lidamos com isso. Queremos apenas fomentar o turismo, que, no final das contas, traz benefício a todos – diz Amir Halevi, do Ministério do Turismo.

Para Israel, o benefício é claro. O país deve obter receita de mais de US$ 6 bilhões com o turismo este ano. Os palestinos, apesar do ranço político, também colhem frutos, pelo menos no caso da Cisjordânia. A indústria hoteleira de Belém anunciou a construção de mais hotéis com mil leitos para visitantes. Aliás, Jerusalém e Belém, a apenas 10 km de distância, cooperam quando se trata de peregrinos e fiéis. Há vans e ônibus gratuitos que levam turistas de uma cidade até a outra, facilitando a passagem na fronteira.

No caso da Faixa de Gaza, a 100 km de Jerusalém, a situação é bem menos amigável. Os moradores de Gaza, que nunca receberam um grande influxo de turistas estrangeiros, certamente não colhem os frutos do crescimento turístico na Terra Santa. E as atuais explosões de violência na fronteira passam quase desapercebidas desde 2014, quando houve o último grande conflito.

As fronteiras de Gaza com Israel e com o Egito estão praticamente fechadas há 12 anos, depois da subida do poder do grupo islâmico Hamas. Este ano, Israel chegou a ameaçar negar visto de entrada ao país a palestinos cristãos que desejam visitar Jerusalém e Belém no Natal. Mas, diante da má repercussão da medida, anunciou nesta segunda-feira (23) que vai deixar que cerca de 200 dos 1.000 cristãos de Gaza visitem os locais sagrados. É possível que o número aumente para 500 até o Natal. No ano passado, 700 receberam a permissão.


Fonte: Pleno News


ANIVERSARIANTES DO DIA!

O amigo e irmão Ronaldo Salles de Mipibu/RN

 A amiga e irmã Clevenice Nascimento de Mipibu/RN

O blog Mipibu em Cristo parabeniza os nossos aniversariantes, desejando-lhes muitas felicidades nesta data especial.






quinta-feira, 26 de dezembro de 2019


GUIAS DE PREVIDÊNCIA PODERÃO SER PAGAS PELA INTERNET A PARTIR DE FEVEREIRO DE 2020



A quitação pode ser feita por home banking ou em terminais de autoatendimento
As Guias da Previdência Social para quitação de parcelamentos previdenciários serão emitidas agora pela internet ou nas unidades de atendimento da Receita Federal a partir de fevereiro do ano que vem.
A GPS, como é conhecida, é o documento utilizado para pagamento do seguro recolhido pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).
As instruções estão no portal da Receita, no endereço receita.fazenda.gov.br. A emissão do documento poderá ser feita no portal e-CAC, no menu “pagamentos e parcelamentos”.
As prestações podem ser quitadas por meio de home banking, ou seja, uma página da internet de navegação segura do banco, ou em terminais de autoatendimento.
De acordo com a receita, a inadimplência pode sujeitar o contribuinte à exclusão do parcelamento e sua inclusão no Cadastro Informativo de Créditos não quitados do Setor Público Federal (CADIN).

Fonte: agenciadoradio.com.br
ANIVERSARIANTES DO DIA!

 O amigo e irmão Marcio Freitas de Mipibu/RN

 O amigo Felype Veras de Mipibu/RN

A amiga Beatriz Simplício de Mipibu/RN

O blog Mipibu em Cristo parabeniza os nossos aniversariantes, desejando-lhes muitas felicidades nesta data especial.