segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

DICA DE SAÚDE DA SEMANA

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM ANGIOFIBROMA?


O angiofibroma juvenil consiste em um tumor com muitos vasos sanguíneos e ocorre mais frequentemente em meninos adolescentes. Apresenta um crescimento lento, podendo se espalhar para toda a área ao redor das órbitas dos olhos e do cérebro. 

Na maioria dos casos provoca entupimento do nariz e dor de cabeça, além de sangramentos nasais. O rosto pode ficar inchado e até mesmo um dos olhos pode ficar saliente. Pode apresentar uma massa no nariz ou o nariz ficar desfigurado. 

O diagnóstico do angiofibroma pode ser dado com base nos sintomas, mas o médico também pode solicitar uma tomografia computadorizada e exames de imagem po ressonância. 

Há outro exame importante chamado de angiografia que é uma radiografia dos vasos sanguíneos após o uso de um corante que é injetado nas veias. Pode ser feita uma biópsia parcial do tumor, mas nem sempre é indicada pois pode provocar um sangramento grave. Esse tumor normalmente é removido cirurgicamente. 

Há casos em que a radioterapia pode ser indicada, por exemplo, quando a remoção completa do tumor é complicada ou se o tumor retornar e não for possível removê-lo.

Enfermeira Rebeca Revorêdo Sinedino




Nenhum comentário:

Postar um comentário