segunda-feira, 22 de julho de 2019

DICA DE SAÚDE DA SEMANA

VOCÊ SOFRE DE INSÔNIA?


A insônia é um distúrbio que prejudica a chegada do sono ou a capacidade de permanecer dormindo por toda a noite. As pessoas que sofrem desse mal, normalmente já começam o dia cansadas, com pouca energia e seu desempenho é prejudicado durante as atividades no decorrer do dia; tendo sua qualidade de vida, comprometida. Algumas pessoas podem apresentar insônia durante algum período da vida, porém outras podem ter uma insônia crônica. Ela pode também ser secundária a algum problema preexistente, como doenças ou uso indevido de alguma medicação. Alguns fatores que podem levar à insônia são: Estresse, depressão, ansiedade, doenças crônicas, mudanças de horários de trabalho ou mudanças ambientais, medicações, maus hábitos de sono, cafeína, nicotina e álcool.

Algumas pessoas apresentam maiores chances de ter insônia. Esses fatores de risco são: Pessoas do sexo feminino, devido às mudanças hormonais durante o ciclo menstrual e na menopausa, sendo também comum na gravidez; pessoas acima de 60 anos, devido às alterações no padrão de sono e problemas de saúde; pessoas com distúrbios mentais como depressão, transtorno bipolar, transtorno de estresse pós-traumático; assim como pessoas que trabalham à noite ou viajam a trabalho, envolvendo trocas frequentes de fuso horário.

Dentre os principais sintomas estão: dificuldade para adormecer à noite, despertar muitas vezes durante a noite, acordar muito cedo, não ter a sensação de ter descansado após uma noite de sono, sonolência diurna, irritabilidade, déficit de atenção, dores de cabeça localizadas, além de problemas gastrointestinais.

É importante observar os sinais e sintomas e o quanto eles prejudicam suas atividades diárias. É necessário procurar um especialista para determinar o que pode estar causando esse problema e orientar o tratamento.

Além das mudanças nos hábitos de sono, é imprescindível tratar as causas da insônia, restaurando assim, um padrão de sono saudável. O médico pode recomendar medicamentos para auxiliar o relaxamento e readequação do sono.

Mas fique de olho!  Na hora de dormir:

- Evite grandes refeições e bebidas, principalmente alcóolicas;
- Evite assistir televisão ou usar computadores, celulares, videogames, pois a luz pode interferir no ciclo do sono;
- Crie um ambiente favorável e confortável, fechando portas, janelas, apagando as luzes e mantendo uma temperatura agradável;
- Evite relógios no quarto para evitar ficar preocupado com o horário;
- Relaxe. Um banho morno, músicas suaves e exercícios de relaxamento podem ser úteis.

Enfermeira Rebeca Revorêdo Sinedino



Nenhum comentário:

Postar um comentário