segunda-feira, 11 de junho de 2018

DICA DE SAÚDE DA SEMANA

SAIBA MAIS SOBRE A TUBERCULOSE


A tuberculose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch. Ainda é um grande problema de saúde pública no Brasil. Atinge principalmente os pulmões, porém outros órgãos também podem ser comprometidos. A transmissão é direta de pessoa para pessoa através das gotículas de saliva, tosse ou espirro de pessoas infectadas (o risco aumenta em ambientes fechados e com pouca ventilação). É importante lembrar que nem todas as pessoas que entram em contato com a bactéria, vão desenvolver a doença. Tabagistas (fumantes), idosos, pessoas que vivem em abrigo ou asilo, prisioneiros e profissionais da área da saúde, possuem um maior risco de desenvolver a doença.

Em relação aos sintomas, muitos pacientes podem não apresentar ou ignorar por serem parecidos com os da gripe. Mas dentre os principais sintomas estão:

- Tosse (seca ou com secreção – catarro ou sangue); 
- Febre baixa; 
- Suor noturno; - Cansaço excessivo; - Perda do apetite; 
- Emagrecimento; 
- Palidez; - Rouquidão; 
- Dores no peito; 
- Dificuldade para respirar.


O diagnóstico da doença é feito através do histórico do paciente, seus sintomas e exames complementares solicitados pelo médico, como radiografia do tórax e exames laboratoriais.

O tratamento é feito com uso de medicamentos (antibióticos), tomados todos os dias, por cerca de seis meses. É muito importante que não seja interrompido, mesmo na presença dos efeitos colaterais (enjôos, vômitos, mal-estar...). Esses medicamentos são distribuídos gratuitamente pelo Sistema de Saúde, através de seus postos de saúde. O tratamento feito corretamente leva à cura.

A vacina BCG é utilizada para prevenção da tuberculose, dessa forma, deve ser administrada em todos os recém-nascidos. Melhoras nas condições de vida da população, além de tratamento e orientação aos enfermos são formas de evitar sua contaminação em maior escala.

Fique atento aos sintomas e procure os serviços de saúde para maiores informações.

Enfermeira Rebeca Revorêdo Sinedino



Nenhum comentário:

Postar um comentário