segunda-feira, 25 de junho de 2018

DICA DE SAÚDE DA SEMANA

CONHECENDO A ANDROPAUSA



A andropausa é um fenômeno que acomete a saúde do homem, devido à queda dos níveis do hormônio masculino, produzido pelos testículos. A testosterona apresenta um declínio progressivo e gradual ao longo do tempo. As dosagens anuais desse hormônio, que começa a declinar a partir dos 45-50 anos, são de muita importância para a saúde masculina. De acordo com pesquisas, 33% dos homens acima dos 60 anos de idade, irão sofrer desse mal. A diminuição da testosterona leva a vários sintomas, podendo estar associada a doenças. Essa queda hormonal pode ser caracterizada por:

* Alterações de humor;
* Cansaço e sensação de perda da energia;
* Ansiedade;
* Perda da autoestima;
* Diminuição da libido e disfunção erétil;
* Perda de massa óssea e muscular.

Diante disso, ainda há riscos de alguns problemas de saúde, como doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade, hipertensão e aumento dos níveis de colesterol; e a deficiência de testosterona tem influência relevante na piora dos níveis de glicose e lipídios no sangue. Esses sintomas não ocorrem necessariamente da mesma maneira em todos os homens; podem variar de acordo com os hábitos de vida e o desenvolvimento do processo de envelhecimento.

Para tratamento, a reposição hormonal é uma opção, pois além de banir as doenças relacionadas, garante a qualidade de vida e bem estar do homem; mas quem deve decidir se é adequada para cada caso, é o médico urologista.
A andropausa é uma condição natural da saúde do homem; e é importante conhecer e aceitar mudanças físicas, orgânicas e emocionais do envelhecimento, evitando assim possíveis disfunções, durante consultas anuais e regulares, com o urologista, após 40 anos.

Enfermeira Rebeca Revorêdo Sinedino





Nenhum comentário:

Postar um comentário