DICA DE SAÚDE DA SEMANA
AFINAL, O QUE SÃO CRAVOS?
Os cravos são pequenos pontos escuros que estão presentes na pele, na maioria das vezes, no rosto. Aparecem em qualquer pessoa, de qualquer idade, entretanto são mais comuns na adolescência e na vida adulta. Apesar de inofensivos, requerem cuidados, pois podem virar acne, provocando sensibilidade na região afetada.
A formação de um cravo se inicia no folículo sebáceo (estrutura da pele onde estão localizadas as raízes dos pelos, assim como as glândulas sebáceas). A abertura do folículo é chamado de poro; que quando fica obstruído, acumula gordura.
Quando o poro é largo, essa gordura que é armazenada tem um contato maior com o ar, oxidando e originando a parte preta que vemos na pele. Enquanto isso, nos poros mais estreitos, a gordura têm menor contato com ar, dessa forma, não aparece a parte preta que é causada pela oxidação; entretanto há presença de bactérias que passam a se alimentar da gordura que ficou armazenada.
Esse tipo de cravo (fechado) é um ponto branco que pode desenvolver, se transformando assim, numa espinha. O cravo é um problema dermatológico muito comum. Normalmente não é um problema relacionado à saúde e sim à estética. Cravos podem ser tratados de várias maneiras. Existem sabonetes específicos para pessoas com a pele oleosa, assim como ácidos específicos (retinoico e adapaleno).
Apenas o dermatologista pode dar a indicação do tratamento adequado. A limpeza de pele é uma ótima opção para remover cravos e impurezas da pele, além de remover células mortas, mantendo a pele saudável e macia. Algumas dicas para cuidar da pele e evitar o surgimento dos cravos são: lavar a pele suavemente e sem exagero, fazer a barba com cuidado e evitar a exposição excessiva ao sol.
Enfermeira Rebeca Revorêdo Sinedino
Nenhum comentário:
Postar um comentário