segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

DICA DE SAÚDE DA SEMANA

O QUE É PRESBIOPIA?


A presbiopia caracteriza-se por um problema ocular que leva à piora da visão normal. Geralmente surge com o avançar da idade, em pessoas entre 40 e 45 anos. Os olhos vão perdendo gradualmente a capacidade de focar objetos próximos. O paciente sente dificuldade para ler um livro, por exemplo; necessita esticar os braços para mais distante dos olhos. A presbiopia é popularmente conhecida como vista cansada. Esse problema de visão é um processo natural do envelhecimento do nosso corpo. O cristalino (estrutura parecida com uma lente que se localiza logo abaixo da íris) é movido por músculos ciliares e altera sua forma para tentar focar as imagens. 

Com o passar do tempo, o cristalino perde sua elasticidade e os músculos vão parando de funcionar, com isso, ele não se adapta da mesma forma no foco das imagens, o que compromete a visão. Indivíduos que sofrem de presbiopia geralmente sentem cefaleia (dor de cabeça) e dor nos olhos, além de sensação de peso nas pálpebras, vermelhidão e irritação ocular; esses sintomas dificultam a leitura de textos com letras de tamanho menor, assim como a execução de atividades que necessitam de uma focalização mais próxima, como colocar a linha numa agulha ou até mesmo ver as horas em um relógio.

Existem alguns fatores que são considerados de risco para o desenvolvimento dessa patologia: condições de saúde do indivíduo (pacientes diabéticos, anêmicos ou que sofrem de doenças cardiovasculares ou esclerose múltipla, apresentam um risco maior de desenvolver presbiopia antes dos 40 anos de vida); idade avançada (processo natural do envelhecimento); assim como alguns medicamentos (antidepressivos, diuréticos e anti-histamínicos). É importante lembrar que pessoas com uma dieta não balanceada ou que já fizeram alguma cirurgia ocular também estão mais suscetíveis.
 
Para diagnosticar a presbiopia, além da história clínica do paciente de piora progressiva da visão, é realizado um exame físico para avaliação da acuidade visual e capacidade de refração e flexibilidade do cristalino. O tratamento mais simples é o uso de óculos para correção da visão ou de lentes de contato nos momentos de leitura e uso do computador. O grau necessário deve ser indicado e prescrito por um oftalmologista. 

Uma solução definitiva é a cirurgia que molda a córnea com o objetivo de compensar a rigidez do cristalino, permitindo assim que as imagens sejam geradas de forma nítida. Um diagnóstico precoce compensa a presbiopia, não deixando o problema afetar o estilo de vida do paciente. A presbiopia é um processo natural do envelhecimento, portanto não pode ser prevenida; dessa forma, é sempre importante buscar ajuda médica quando os sintomas surgem e começam a atrapalhar no dia-a-dia. 

Enfermeira Rebeca Revorêdo Sinedino




Nenhum comentário:

Postar um comentário