segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

DICA DE SAÚDE DA SEMANA

O QUE É ESPERMOGRAMA?


O espermograma é um exame laboratorial. Tem como finalidade principal avaliar não só a quantidade, mas também a qualidade do sêmen e dos espermatozoides a partir de uma amostra, que é coletada pelo próprio paciente. Tem diversas finalidades, sendo uma delas, verificar a fertilidade. Além disso, pode analisar fatores da saúde reprodutiva do homem, como as condições da próstata. O médico pode solicitar um espermograma para monitoração da fertilidade, avaliação testicular, avaliação das glândulas seminais ou até mesmo após uma vasectomia. Geralmente é solicitado após uma avaliação clínica do paciente.

A coleta do material para análise é realizada por meio da masturbação, onde o paciente deve ejacular dentro de um pequeno frasco, em seguida entregar ao laboratório e aguardar o resultado do exame. É importante que o paciente não faça uso de lubrificantes, pois isso pode interferir no resultado. O material colhido passa por uma avaliação que foca principalmente na motilidade (capacidade de movimentação) e na morfologia (características físicas) do espermatozoide. As condições do sêmen também são avaliadas, como a viscosidade, o volume e a coloração. É comum o médico solicitar duas amostras, com um intervalo de 15 dias; isso serve para comparar os resultados. Se as análises forem muito diferentes, pode ser pedido até um terceiro exame.

Para que seja coletado, é importante que o paciente esteja em abstinência sexual entre 2 e 7 dias. Essa abstinência engloba também a masturbação ou qualquer ação que provoque a ejaculação. Não é preciso jejum, nem nenhum outro cuidado específico antes da coleta; após o exame, o paciente pode voltar à sua rotina, normalmente. É importante lembrar que os laboratórios não aceitam amostras que foram colhidas em outro ambiente que não seja o próprio laboratório, assim como que não é recomendado que seja colhido após um coito interrompido e nem por meio de preservativo. É de suma importância que a hora da coleta seja registrada. 

Enfermeira Rebeca Revorêdo Sinedino



Nenhum comentário:

Postar um comentário